Inicial 9 Notícia 9 ARTIGO – Ser melhor para fazer melhor

ARTIGO – Ser melhor para fazer melhor

Dias 1.º e 2 de outubro de 2009, o Curso de Secretariado Executivo, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) realizará seu VII Encontro dos Profissionais do Secretariado Executivo, no Centro Cultural 25 de Julho, a partir das 19h30min.

São convidados todos os acadêmicos, profissionais liberais, colaboradores dos executivos, para retomarem os quesitos fundamentais de seu perfil profissional, no contínuo desiderato de aperfeiçoar-se, para melhor servir e para realização pessoal.

Ter a certeza de que se tem função central na organização, que se pode, com discrição e liderança, promover diálogo, integração, renovação de energias, qualidade no atendimento e nos serviços é um compromisso honroso e gratificante, se bem realizado.

A gestão das empresas, hoje, está muito voltada ao ser humano, aos cuidados com a saúde e com o meio ambiente, à responsabilidade social, além da competência sempre atualizada e das parcerias produtivas.

O acadêmico de Secretariado Executivo vivencia teoria e prática, respira, ainda no curso, o clima organizacional adequado às melhores empresas, realizando estágios, pesquisas, entrevistas, visitas técnicas, participando de eventos diversos na comunidade, a que são convidados.

Muitos deles trabalham como estagiários, em diferentes ramos empresariais: no setor financeiro, no de compras, no de vendas, de atendimento ao público, em secretarias ou escritórios, em hospitais, nas áreas de gestão de produção, recepções, setor de suprimentos, gestão da qualidade e gestão de pessoas. Afinal, desde a vida universitária sabem quanto precisam ler, cultivar suas virtudes pessoais, sua capacidade de comunicação e de relacionamento. Cultivar as qualidades do coração, empregar tanto a criatividade quanto a lógica, ser referência na empresa, merecedor de respeito como pessoa e como profissional.

Dessa forma, as “famosas” rotinas secretariais passam a pertencer ao fluxo vital da empresa, em que a rotina é o paradoxo da constante adequação ao novo contexto, às pessoas, ao serviço,com suas peculiaridades. A rotina é não ter rotina, é ser sempre original, vivendo bem o presente ampliado, planejando a curto e a médio prazo, e executando o pensado, com carinho de artista, com alegria para si e para seu entorno.

Marco Aurélio Vianna, o palestrante internacional humanista, premiado e de sabedoria inconteste, aconselhou à juventude: esforço nos estudos, aprendizado de línguas estrangeiras, equilíbrio emocional com ênfase no relacional, viagens de estudo pelo mundo, diversas experiências profissionais, pensando sempre que o mundo está em constante mudança e que terão vida longa.

E o curso de Secretariado Executivo tem como missão oferecer ao mercado de trabalho um profissional que contemple todas essas especificações.

Serviço: Para saber do VII Encontro de Profissionais do Secretariado:

Tel. Uniuv – 3522-1837 (com Márcia) ou Pormade – 3521 – 2168 (falar com Cláudia, à tarde). Investimento – R$ 20.

*Mestre em Lingüística Aplicada, membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), professora de Língua e Literatura nos cursos  de Secretariado Executivo e Comunicação Social, e presidente do Conselho Editorial da Uniuv.

Esclareça suas dúvidas. Mande sugestões para esta coluna pelo e-mail prof.fahena@uniuv.edu.br

Esse texto foi originalmente publicado na coluna Questões de Estilo, da edição impressa de 25 de setembro de 2009, do Jornal Caiçara.