Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Uniuv participa de projeto de formação de lideranças comunitárias

Uniuv participa de projeto de formação de lideranças comunitárias



Com o objetivo de promover a formação de lideranças comunitárias, fundamentando-as para o exercício democrático da cidadania, no distrito de São Cristóvão, está sendo desenvolvido o projeto Formação de lideranças para o exercício democrático da cidadania, que iniciou em setembro e serão realizados, quinzenalmente, até abril de 2010. Cerca de 30 pessoas, membros de 14 centros comunitários estão participando dos minicursos, palestras, debates, entre outras atividades, promovidas pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) e pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde de União da Vitória, da Unidade de Ensino Superior do Vale do Iguaçu (Uniguaçu).

Esse projeto faz parte do Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que trabalha para cumprir os objetivos do milênio, e a missão dessas duas Instituições de Ensino Superior de União da Vitória é colaborar para o desenvolvimento do oitavo jeito de mudar o mundo: todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Os encontros ocorrem quinzenalmente, no salão do Centro Comunitário Nossa Senhora da Salete. Além da apresentação do projeto, as lideranças comunitárias assistiram a uma palestra motivacional, com foco na liderança, ministrada pelo professor do curso de Educação Física da Uniuv, Cézar Grontowski Ribeiro; e receberam uma assessoria contábil, realizada pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis da Uniuv, Clóvis Tilgner de Souza, e pelos professores do curso de Ciências Econômicas da Uniuv, Tiago Kohut e Cássio Robin Portes, com a colaboração dos acadêmicos desses cursos.

De acordo com a programação, as lideranças comunitárias trabalharão, ainda, temas como Sociedade e cidadania, Legislação social e políticas públicas, Comunicação, Informática básica, Trabalho em equipe, Elaboração de projetos sociais e Organização de encontros com a comunidade.

Para a acadêmica do curso de Serviço Social da Uniguaçu, Débora Drosda, que fez desse projeto a base para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a capacitação para a formação de lideranças é um agente potencializador da função social desses sujeitos. “Os líderes comunitários passam a ter uma participação qualificada na luta diária pela qual se legitima a construção da cidadania democrática. A intenção é que a sociedade civil domine o terreno das correlações de força, para que possa representar-se junto ao Estado e à classe dominante”, justifica.

O professor Clóvis destaca a participação efetiva dos acadêmicos da Uniuv, e a pró-atividade com que se prepararam para orientar as lideranças comunitárias, sanando as dúvidas sobre as áreas contábil, econômica e financeira.

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo