Inicial 9 Notícia 9 Cursos de informática participam da Robotec Fair 2009

Cursos de informática participam da Robotec Fair 2009

Os alunos dos cursos de Informática de Gestão e Licenciatura em Informática estiveram no dia 23 de outubro na capital do Paraná, Curitiba, para participar da Feira Internacional de Robótica e Tecnologia (Robotec Fair 2009),no Pavilhão de exposições do Parque Bariguí. A intenção da feira é aproximar o público das tecnologias que estão sendo desenvolvidas pelas instituições de pesquisa e também de ensino superior. Na ocasião os estudantes e professores conferiram de perto as novidades e tendências do setor e também diversos robôs humanóides como o modelo japonês Actróide DER, o robô NAO que dança no ritmo da música e o ROBOCAR, grande atração da feira.

A robótica deixou de ser um termo restrito a alguns segmentos. A ciência que estuda a montagem e a programação de robôs está sendo discutida – e estudada – nas escolas, como uma ferramenta multidisciplinar de auxílio ao ensino, pois exige uma combinação de conhecimentos em diversas áreas: mecânica, eletricidade, eletrônica e informática, entre outras.

Para a professora Edna Satiko Trebien, a participação em eventos como esse ajuda a ampliar o conhecimento dos estudantes. “Participar de um evento assim é parte da formação complementar dos acadêmicos dos cursos de informática. Os alunos podem conhecer as tecnologias mais recentes em diversos segmentos da área e também é uma oportunidade para fazer contatos”, explica Edna.

Uma das grandes atrações da Feira foi o ROBOCAR, um carro que se transforma em robô com seis metros de altura. A trilha sonora, sincronizada com os movimentos, dá início à transformação. O sistema eletromecânico é acionado automaticamente realizando a abertura lateral do veículo. Em seguida, a elevação do equipamento começa a caracterizar um robô gigante com pernas, pés, braços e cabeça.

Museu Oscar Niemayer e Arena da Baixada

Entre um compromisso e outro os estudantes aproveitaram para conhecer o Museu Oscar Niemayer que abriga um acervo de aproximadamente duas mil obras de arte de artistas paranaenses como Cândido Portinari, Guido Viaro, Alfredo Andersen entre outros. A visita serviu como uma espécie de reflexão sobre a relação entre arte e tecnologia. Em seguida o grupo visitou também o Estádio Joaquim Américo, a “Arena da Baixada”, ou o “Caldeirão”, como é conhecido o estádio do Clube Atlético Paranaense e que será sede de jogos da Copa do Mundo de 2014.