Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Curso de Jornalismo da Uniuv é destaque no Guia Imprensa

Curso de Jornalismo da Uniuv é destaque no Guia Imprensa

 

A notícia veio em boa hora para professores e acadêmicos do curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo da Uniuv. A graduação é destaque no quesito Corpo Docente no Guia Imprensa, publicação especial da Revista Imprensa, e que aponta as melhores faculdades de Jornalismo do país. No mês de outubro, o guia foi publicado, pela primeira vez, mostrando as dez melhores faculdades e as que foram destaque em cada região. Mais uma vez o curso de Jornalismo da Uniuv surpreendeu e obteve ótimo desempenho.

 

Para chegar à classificação, o Guia Imprensa definiu parâmetros e peso para os critérios avaliados, consultando profissionais de várias áreas de atuação. As entrevistas concedidas originaram uma escala de pontuação que foi associada com itens e normas oficiais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Dessa forma, os quesitos de avaliação assumiram as seguintes composições: Corpo Docente – peso 16%; Programas de Pesquisa – peso 5%; Infraestrutura – peso 27%; Experiência Laboratorial – peso 8%; Projeto Pedagógico – peso 16%; e Avaliação do Mercado Profissional – peso 28%.

 

Coletadas as informações, os dados foram checados por um sistema especialmente criado para esse processo. O Guia Imprensa ainda perguntou a editores em redações de todo o país quais as faculdades eles estudaram. Essa amostragem respeitou e obedeceu a proporção e especificidade dos mercados em cada região. A avaliação dessas informações combinadas gerou um índice regional e nacional. O resultado final de todo esse trabalho de classificação apontou quais são as melhores faculdades para se cursar Jornalismo em todo o Brasil. Também indica quais os melhores cursos em cada uma das regiões, os cursos mais respeitados pelo mercado profissional e os pontos fortes de cada instituição.

 

O curso de Jornalismo da Uniuv recebeu destaque e tem como ponto forte apontado pelo guia o Corpo Docente. Quando das entrevistas, há pouco mais de um ano, o quadro docente da habilitação era formado por 16 professores, sendo 9 mestres e 7 especialistas. Para a coordenadora do curso, professora e Mestre em Comunicação e Linguagens, Angela Maria Farah, o trabalho dos professores é o grande diferencial na formação dos profissionais. “Temos uma excelente equipe, participativa e colaborativa, graças ao investimento na qualificação dos professores feito pela Uniuv, à dedicação de todos os docentes em sala de aula e à constante atualização. Todos esses elementos possibilitaram esse resultado de destaque no guia Imprensa”, explica.

 

Para o Reitor da Uniuv, professor Jairo Vicente Clivatti, o desempenho obtido pelo curso de jornalismo da Uniuv vem ao encontro das propostas iniciais, desde sua implantação em 2002. “Quando decidimos implantar o curso de jornalismo da Uniuv tínhamos em mente criar um centro de formação de excelentes profissionais e é o que os nossos competentes professores vêm fazendo desde então”, conta Clivatti.

 

O programa de investimento na qualificação docente é prioridade no Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) e um dos fatores responsáveis pelos ótimos desempenhos obtidos pelos cursos. “Nosso compromisso é com a qualidade e qualidade se conquista dando condições e incentivando o ganho de conhecimento. Estamos bem acima dos índices exigidos pelo MEC no que diz respeito ao número de mestres e doutores. Sem dúvida, esse é o diferencial que faz da Uniuv o que ela é hoje”, afirma o Reitor.

 

O mercado profissional do Jornalismo na região Sul

 

A região Sul é onde estão em funcionamento as mais tradicionais instituições de ensino superior do País. Depois do Sudeste, o Sul é quem mais concentra cursos de Jornalismo no Brasil, cerca de 17,6% do total.  Somente no Estado do Paraná são 29 cursos. De acordo com o Guia Imprensa, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná são apontados como pólos de formação de jornalistas com repertório e práticas atualizados, e alto nível profissional. As grandes empresas instaladas na região nos últimos anos têm contribuído para a geração de oportunidades de trabalho nas assessorias e também nas redações de periódicos. A maioria das vagas ainda é para o jornalismo impresso. O Guia informa ainda que em Santa Catarina verifica-se o crescimento de grupos microrregionais que investem em jornais locais, emissoras de rádio e canais educativos. Vale ressaltar também a visível ascensão da web como frente de trabalho e oportunidades.

 

Um dos cursos mais procurados para o vestibular 2010

 

A não obrigatoriedade do diploma parece ter interferido pouco no desejo das pessoas em se tornarem verdadeiros jornalistas. O exemplo mais concreto disso é o alto índice de procura e na relação candidato/vaga nas principais instituições de ensino superior espalhadas pelo Brasil. Em São Paulo, por exemplo, a Fuvest divulgou em outubro o índice de 32,35 candidatos por vaga nos cursos de Jornalismo. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou a relação de 17,45 candidatos disputando uma vaga em Jornalismo e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) a concorrência é de 11,92.

 

Na quarta-feira, 11, a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constiuição (PEC) 386/09, que prevê a regulamentação e a volta da obrigatoriedade do diploma. O projeto foi encaminhado a CCJC do senado de deve ser votada no próximo dia 25 de novembro.

 

 

 

 

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo