Inicial 9 Notícia 9 Parceria: Conselho Editorial da Uniuv e Pormade lançam livro

Parceria: Conselho Editorial da Uniuv e Pormade lançam livro

A parceria entre o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) e a empresa Pormade rendeu mais uma ação de sucesso nesta semana. Juntas, as parceiras lançaram o livro “Do Incentivo ao Motivo”, de Adenilson César Ferreira, profissional da Pormade. O livro foi escrito baseado nos ensinamento que o professor Luiz Almeida Marins Filho passa todos os domingos em seu programa de televisão. A Pormade estimula os profissionais da empresa a acompanhar os programas e fazer resenhas sobre o assunto tratado. A diretora de Recursos Humanos (RH), Hermine Luiza Schreiner (Minthi), explica que Adenilson é operador de máquinas da Pormade e mostrou para toda a comunidade que escrever um livro não é privilégio de intelectuais e que toda pessoa pode fazer este trabalho, desde que tenha boa vontade e persistência. Além disso, Minthi conta que o livro é resultado de um somatório de condições favoráveis e inteligentes. “Foi um ciclo positivo que se fechou. O Adenilson com sua atitude de relatar as idéias; a Pormade que percebeu a oportunidade de fazer uma coletânea do tema; o Conselho Editorial da Uniuv que viu o potencial de lançar um livro; e a boa vontade do professor Marins, que autorizou os direitos das ideias e se fez presente no evento. Enfim, essa união nos presenteou com um livro que mostra atitude inteligente e decisão”, explica.

A grande responsável pela publicação do livro foi Fahena Porto Horbatiuk, editora/presidente do Conselho Editorial da Uniuv. Para ela o livro demonstra que cultura e comunicação têm cada vez mais espaço e este livro desperta a leitura, a escrita o interesse e a participação social. “Deixamos de lado a produção elitista. A comunidade tem o direito a se comunicar e tem interesse pela sua realidade. A parceria com a Pormade é um incentivo especial aos jovens colaboradores”, conta.

Emoção: lançamento do livro contou com a presença do professor Marins

Durante o lançamento do livro, Ferreira estava emocionado e emocionou também sua família, que aplaudia orgulhosa na platéia cada palavra do pai-autor. “Quando escrevi os textos, não tinha intenção de fazer um livro. Minha idéia era deixar uma mensagem para meus filhos e família. Esse livro me deixa feliz porque é muito bom dividir os conhecimentos. É muito bom ser reconhecido pelo que a gente faz com amor”, comentou.

O lançamento do livro aconteceu no dia 17 de novembro, no Centro de Desenvolvimento Humano da Pormade (Cedehp) e contou com uma presença especial: a do professor Marins, que fez questão de estar presente e vibrou junto com o autor a publicação.

Para Cláudio Zini, diretor-presidente da Pormade, Marins é um dos maiores educadores do País e, mesmo sem se dar conta, é constante incentivador das ações da empresa. “Prova disso, é o livro lançado. É fantástico ter um colaborador do piso de fábrica escrevendo um livro. Significa o alto nível de cultura dentro da nossa empresa. Não podemos esquecer que hoje o que gera riqueza é a produção intelectual e não as tarefas rotineiras”, comenta. Horbatiuk também destacou a presença do professor Marins que, segundo ela, deu um brilho especial à obra, pois além de fazer o prefácio do livro, veio no lançamento

Zini explica ainda que o professor é referência em várias ações na Pormade e em diversos pontos da empresa é possível verificar quadros explicitando suas frases como “Só não erra quem não faz” ou “Ouça com agressividade”. Uma frase destacada por Zini é “Seja o trouxa”. “Marins explica que o trouxa é aquele que inicia uma tarefa, que tem atitude, mesmo ganhando pouco. Depois que consegue apresentar seu trabalho, ele mostra seu talento e de trouxa passa a ser um excelente profissional”, finaliza.