Inicial 9 Notícia 9 ARTIGO – Adolescentes altamente eficazes

ARTIGO – Adolescentes altamente eficazes

Mais de 700 adolescentes e jovens participaram das oficinas sobre “Os sete hábitos para a formação de adolescentes altamente eficazes”, segundo Sean Covey. Essas oficinas têm a ver com o 8.º Jeito de Mudar o Mundo, meta escolhida pela Universidade, para o desenvolvimento de lideranças jovens durante o ano de 2009.

A teoria de Stephen Covey, e a prática de Sean Covey, seu filho, e alvo das hipóteses paternas de educação, foram estudadas pelos professores do Colégio Técnico de União da Vitória, e muito bem explicadas aos estudantes do Ensino Médio.

Houve palestras, estudos em grupos, atividades diversas, para compreensão pelas classes, de cada um dos sete hábitos. Muitos trabalhos haviam sido filmados ou fotografados, pesquisas sobre pessoas proativas, no mundo das ciências e em nossas comunidades, encenações, músicas, filmes, tudo contribuiu para a incorporação das práticas eficazes, que se esperam de pessoas competentes, idealistas, engajadas e empreendedoras. O que realmente o Colégio almeja alcançar e a formação de atitudes e valores que integrarão seus alunos à sociedade e farão deles pessoas realizadas, felizes. É a meta educacional.

As oficinas exigiram empenho e autonomia dos estudantes, envolvimento e dinamismo para bem receber o público visitante, passando-lhes a sua mensagem, com palavras, recursos multimídia, demonstrações práticas. Falavam com convicção sobre o trabalho realizado, notava-se a autenticidade das declarações. Alguns ressaltaram a importância das artes, como o teatro, a música e o canto Destacaram o empenho e o esforço a serem aplicados para chegar à alegria da apresentação pública e das palmas de aplauso.

Outros, engenhos somente, demonstraram o zelo necessário, para ser autodidatas no estudo de línguas estrangeiras, é essencial e imediata, para quem souber línguas e dominar as tecnologias da informação.

Como é emocionante ouvir o adolescente dizendo aos seus semelhantes que precisam ajudar em casa, arrumando o quarto, os livros, os sofás; lavando seus copos, colocando as roupas no lugar, para que a mãe, ou a empregada não sejam sobrecarregadas pelos serviços e ressentidas pela falta de consideração. Para ninguém se esquecer das mensagens, foram distribuídos cartões de visita do Coltec com os recados dos sete hábitos: 1.º Seja Proativo, 2.º Comece com o Objetivo em Mente, 3.º Primeiro o mais Importante, 4.º Pense ganha/ganha, 5.º Procure Primeiro Compreender, depois ser Compreendido, 6.º Crie Sinergia, 7.º Afine o Instrumento.

*Mestre em Lingüística Aplicada, membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), membro da Academia de Cultura Precursora da Expressão (Acupre), professora de Língua e Literatura nos cursos  de Secretariado Executivo e Comunicação Social, e presidente do Conselho Editorial da Uniuv.

Esclareça suas dúvidas. Mande sugestões para esta coluna pelo e-mail prof.fahena@uniuv.edu.br

Esse texto foi originalmente publicado na coluna Questões de Estilo, da edição impressa de 27 de novembro de 2009, do Jornal Caiçara.