Inicial 9 Notícia 9 Uniuv lança livro Grandes Reportagens em São João do Triunfo

Uniuv lança livro Grandes Reportagens em São João do Triunfo

Duas histórias reunidas em um livro, assim é a obra Grandes Reportagens, organizada pela jornalista e professora Angela Maria Farah, e que será lançada em São João do Triunfo, PR, na sexta-feira, 30, às 19h. O evento será realizado na Sociedade Recreativa Triunfense, e está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Educação do Município, com o apoio cultural do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). O lançamento ocorrerá durante a II Noite Cultural, que faz parte da programação da Feira Intercolegial e Estudantil do Livro (Fiel).

O livro Grandes Reportagens foi lançado oficialmente em União da Vitória, em novembro de 2007, e é constituído de duas grandes reportagens, realizadas como trabalho de conclusão de curso, em 2006, pelas jornalistas Priscila Ernst e Karoline Augusta Ruaro, formadas pela Uniuv. A professora Angela Farah, organizadora do livro, foi orientadora desses trabalhos. Para ela, organizar a obra foi uma experiência nova. Ela afirma que com isso aprendeu muito. “Considero ainda mais relevante o fato de ter acompanhado a Priscila e a Karoline durante os quatro anos e ter a oportunidade de lançar a obra com trabalhos tão bem realizados”, avalia.

São João do Triunfo: narrativas vivas de seu povo é uma das histórias contadas no livro, e o motivo pelo qual ele será relançado naquele Município. A reportagem é um resgate histórico baseado em relatos dos moradores do campo e da cidade, feito pela jornalista Priscila Ernst, que é gaúcha, de Tuparendi, mas deixa sua homenagem ao Município onde vive desde criança. Para Farah, o lançamento dessa obra em São João do Triunfo é muito importante porque é um retorno para a comunidade do trabalho da Instituição. “É importante que o livro seja amplamente divulgado para que seja lido e tenha seu conteúdo realmente aproveitado pelas pessoas da região”, afirma.

Para a Presidente do Conselho Editorial da Uniuv, professora Fahena Porto Horbatiuk, realizar o lançamento dessa obra em São João do Triunfo é uma forma de valorizar esse Município de 12.500 habitantes, que fica há 128 km de União da Vitória, e que diariamente envia acadêmicos para estudarem no Centro Universitário. “É uma ocasião especial para demonstrar aos amigos de Priscila Ernst como é bela a história de seu povo e como é preservada por aqueles que a ouvem e registram, no caso, uma jornalista”, diz.

Na outra metade do livro Grandes Reportagens o leitor vai encontrar a história do rádio, em União da Vitória e Porto União, contada por meio de depoimentos e enfocando histórias que o rádio não contou, além da trajetória das rádios locais. Histórias da História do Rádio é uma reportagem feita pela jornalista Karoline Augusta Ruaro, que escolheu este tema porque o rádio é um meio de comunicação muito abrangente, acessível a todas as camadas sociais, além de ter a capacidade de mexer com a imaginação do ouvinte.

O planejamento gráfico do livro é um pouco diferente, pois cada uma das histórias começa de um lado, ou seja, o final fica no centro do livro, diferente do que se vê na maior parte dos livros. Esse planejamento foi feito em parceria entre a publicitária e professora Julliana Biscaia, que fez a capa, e o jornalista Eduardo Carpinski, responsável pela diagramação da obra.

Livro: Grandes Reportagens

Organizadora: Angela Farah

Autoras: Karoline Augusta Ruaro e Priscila Ernst

Lançamento: 30 de maio – 19h – Sociedade Recreativa Triunfense – São João do Triunfo, PR