Inicial 9 Notícia 9 Alunos de Engenharia Ambiental realizam aula prática na “Lagoa Preta”.

Alunos de Engenharia Ambiental realizam aula prática na “Lagoa Preta”.

Curso de engenharia ambiental coleta material de “lagoa preta”

No dia 11 de março de 2010, a turma do quinto semestre do curso de Engenharia Ambiental da UNIUV, realizou uma aula prática visitando a lagoa preta. Esta se localiza na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, próximo ao CTG Fronteira da Amizade.

Em seu projeto inicial a lagoa seria uma espécie de porto artificial ligando dois braços do Rio Iguaçu; tendo em vista na época a importância do transporte fluvial na região, mas devido ao aumento de outros meios de condução o projeto não se concretizou. A lagoa no período das cheias é inundada, portanto, mantém-se constantemente cheia a mercê de agentes poluidores

O objetivo da visita era avaliar o comportamento ambiental do local, analisando indicadores físicos, químicos e biológicos presentes na lagoa e atestar a qualidade da água.

Juntamente com os professores, Clóvis Roberto Gurski e Carla Andréia Lorscheider, os acadêmicos puderam constatar que a lagoa está completamente eutrofizada, ou seja, há um excesso de nutrientes orgânicos presentes na água. Isto ocasiona a aparência turva e leva a uma falta de oxigênio o que explica a existência apenas espécies muito resistentes a essa ausência. Também se coletou amostras de água para futura análise em laboratório e aprofundamento dos estudos.

Ana Carolina Vieira e Paulo Henrique Spies