Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos de Engenharia Ambiental realizam visita técnica na estação de tratamento de esgoto (ETE)

Acadêmicos de Engenharia Ambiental realizam visita técnica na estação de tratamento de esgoto (ETE)





 

Quarta-feira, dia 31 de março de 2010, os acadêmicos do quinto semestre do curso de Engenharia Ambiental realizaram uma visita técnica a estação de tratamento de esgoto (ETE) de União da Vitória, que se localiza na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto.

            Esta visita foi realizada dentro da disciplina de poluição ambiental, ministrada pela professora Lisandra Kaminski, e teve como principal objetivo dar embasamento sobre o que foi tratado em sala de aula com relação à poluição causada por esgotos domésticos.

            Na ETE os acadêmicos foram recebidos pelo técnico responsável por toda a região Fernando Watambak e pelo responsável pelas análises realizadas na estação Ruy Klein. Eles demonstraram o funcionamento do tratamento de esgoto da estação feito através do Reator Anaeróbio de Lodo Fluído (RALF). Está técnica é uma adaptação de um modelo de tratamento Holandês, não utiliza energia elétrica e que segundo estudos foi a que melhor se adaptaria a região.

O tratamento é totalmente biológico, sendo utilizados apenas produtos químicos para regular o ph do esgoto na entrada da ETE. Embora o lodo gerado por esse tratamento não esteja sendo reutilizado há um processo para isso na agricultura. Atualmente o lodo está sendo levado para o aterro sanitário da cidade.

Por fim, os acadêmicos puderam presenciar um teste de ph (potencial de hidrogênio) do esgoto e pode-se constatar que o mesmo se encontrava perto do valor 7, que na escala enquadra-se em níveis de neutralidade, ou seja, nem básico e nem ácido; ideal para que o tratamento realizado pelo RALF funcione perfeitamente.





por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo