Inicial 9 Notícia 9 Ciências Contábeis escolhe áreas de atuação do profissional como principal tema para Mostra de Cursos

Edição e orientação: Angela Maria Farah e Ana Cristina Bostelmam

“O profissional formado em Ciências Contábeis não se limita apenas a trabalhar como contador de uma empresa.” Essa foi a frase mais usada por acadêmicos e professores do curso durante a Mostra Multidisciplinar de Cursos promovida pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), nos dias 18 e 19 de abril, na instituição.  Durante o evento, no espaço destinado ao curso de Ciências Contábeis, acadêmicos do quinto semestre foram os responsáveis pela produção do conteúdo exposto, como acontece desde as primeiras realizações da Mostra.

Entre as principais propostas deste ano, o curso de Contábeis deu foco para as áreas de atuação do contador, oferecendo uma grande quantidade de informações sobre o mercado de trabalho desse profissional. “A proposta foi estender a visão que as pessoas têm sobre o contador”, comentou Clóvis Tilgner de Souza, coordenador do curso de Ciências Contábeis, referindo-se à associação feita, quase que inconscientemente, do contador apenas ao escritório contábil. “O contador não trabalha apenas tomando conta do dinheiro dos outros, o mercado é muito mais amplo”, argumentou Clóvis.

As ideias defendidas pelos professores são corroboradas pelos alunos. A partir de um vídeo, produzido pelos próprios acadêmicos, isso torna-se evidente. De forma sucinta, o vídeo procura reforçar que o mercado de trabalho é bastante interessante, não somente pelas áreas de atuação, mas também pelos salários que podem ser considerados atraentes. ”O vídeo aborda essencialmente as áreas de atuação do profissional de Contábeis”, afirmou Jaime Scartom, acadêmico do quinto semestre. Ele ainda ressaltou a participação dos acadêmicos no sentido de contribuir para um melhor entendimento sobre essa profissão.

Para Alex Moreira, acadêmico do quinto semestre do curso de Contábeis, as informações adquiridas durante a Mostra foram importantes para a escolha de seu curso. Além disso, ela contribuiu para uma escolha muito mais convicta do acadêmico.

Com relação à participação dos alunos na organização da Mostra, o professor Clovis Tilgner de Souza a define como decisiva para o sucesso do evento. Segundo ele, a participação dos professores é importante para orientá-los, mas são os acadêmicos os maiores responsáveis pelo sucesso da Mostra de Cursos.