Inicial 9 Notícia 9 Curso de Educação Física da Uniuv participa de aula de campo

Curso de Educação Física da Uniuv participa de aula de campo

As aulas práticas ou de campo têm como objetivo, além de aplicar os conhecimentos teóricos aos práticos, promover a integração entre os estudantes. Levando em conta esses objetivos, o professor Clóvis Roberto Gurski, que leciona a disciplina de bases biológicas e bioquímicas para o curso de Educação Física do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), realizou a sua primeira aula de campo com o curso. O encontro foi na sede da Associação Cultural e Recreativa da Instituição, na noite de sexta-feira, 16, e no sábado, 17.

Segundo Gurski, esse tipo de atividade tem tudo a ver com a disciplina que leciona, pois envolve sobrevivência, primeiros socorros e contato com a natureza. O professor contou com a colaboração de estudantes de Biologia, da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafi), e com a parceria da professora Simone Aparecida Paludo Ribas e do professor Márcio Ruaro, na coordenação das atividades.

As atividades começaram na noite de sexta-feira, 16, com as instruções repassadas pelos professores, a armação do acampamento, palestras, trilhas na mata, brincadeiras e um lanche, antes de dormir. As palestras, ministradas na noite de sexta-feira, fazem parte das instruções que os estudantes precisavam receber para sobrevivência em acampamentos e atividades em meio à natureza. O Sargento do Corpo de Bombeiros de Porto União, Amarildo Rodrigues dos Santos orientou os acadêmicos sobre como realizar os primeiros socorros, e, logo em seguida, o professor Ernesto Breyer repassou noções básicas de defesa contra picadas de abelha.

Todos os participantes do acampamento tiveram de cumprir à risca a programação. E apesar de terem ido dormir tarde, pois tiveram a noite cheia de atividades, os acadêmicos e professores que participaram do acampamento acordaram cedo. Às 7h todos já estavam em pé, para fazer exercícios com a professora Simone. Logo em seguida, o café da manhã foi servido para que todos se preparassem para a caminhada, coordenada pelo professor Márcio, e os jogos e brincadeiras realizados pela manhã. Depois do almoço, que foi servido às 11h30, os participantes tiveram mais alguns momentos de descontração, com música e jogos.

De acordo com Gurski, esse tipo de atividade da qual os estudantes participaram desperta o entusiasmo profissional, e pode ser desenvolvida pelos futuros profissionais em hotéis-fazenda, e em eventos em que sejam chamados para coordenar atividades recreativas. Segundo o professor, durante o evento a disciplina foi rigorosa, pois no trabalho é importante que ela seja respeitada para se ter sucesso profissional.

Na foto em destaque, os estudantes enfrentam as dificuldades de fazer uma trilha na mata, à noite.