Inicial 9 Notícia 9 Uniuv comemora 36 anos de atividade e recebe homenagem da Academia de Cultura

Uniuv comemora 36 anos de atividade e recebe homenagem da Academia de Cultura

Na noite do dia 17 de setembro toda a comunidade acadêmica e também a sociedade encheu as dependências do Cine Teatro Luz para comemorar junto com professores, funcionários e direção, mais um aniversário da Uniuv. A celebração teve início com sessão solene da Academia de Cultura Precursora da Expressão (ACUPRE), que prestou homenagem aos 36 anos da Uniuv e também aos 10 anos da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI). Conduzindo a sessão, o presidente da ACUPRE, professor Alysson Frantz deu posse aos novos acadêmicos e em seguida, em nome da academia, fez a entrega da Comenda da Expressão ao Reitor, professor Jairo Vicente Clivatti.

“A Uniuv foi peça fundamental para a criação da ACUPRE em União da Vitória e Porto União, por isso oferecemos a Comenda da Expressão como forma de agradecimento e homenagem pelo apoio dado ao ideal de promover a cultura em nossas cidades”, disse o presidente Alysson Frantz.

O Reitor, professor Jairo Vicente Clivatti, ofereceu a comenda a todos os professores, funcionários e acadêmicos da instituição que se fizeram presentes. “Quero agradecer em nome da Uniuv aos empresários e incentivadores de sua criação há 36 anos. O trabalho de vocês foi primordial para que atingíssemos recentemente o status de Cetro Universitário. Essa comenda é de todos vocês”, agradeceu.

Ele falou ainda sobre a qualidade de ensino que um dos poucos do Brasil e o único Centro Universitário Municipal do Paraná possui. “A Uniuv hoje é uma referência na qualidade de ensino no sul do Estado, por isso está crescendo e expandindo com investimentos no núcleo de São Mateus do Sul. Estamos fazendo nosso papel como universidade que é levar o conhecimento às sociedades”, disse o professor Jairo.

Ao fazer uso da palavra o prefeito, acadêmico da ACUPRE e Presidente da fundação mantenedora da Uniuv, Carlos Alberto Jung (Juco), enalteceu a importância da instituição e também dos benefícios que poderão acontecer no caso de uma estadualização ou federalização. “A Uniuv hoje é uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento da nossa região”, disse.  “Estamos trabalhando para num futuro próximo viabilizarmos a estadualização ou federalização para que os cursos possam ser oferecidos gratuitamente e a Uniuv possa ter mais autonomia para continuar crescendo”, completou o prefeito.

Renato Stasiak, também acadêmico, ex-aluno da Uniuv e Prefeito de Porto União relembrou do tempo de faculdade e dos valores que o ensino superior agregou em sua formação profissional e pessoal. Na sequência o presidente da ACUPRE convidou o público a prestigiar o conserto musical.

Vivace Camerata

O grupo Vivace Camerata é formado por professores da rede estadual e privada, comerciantes e empresários da região serrana de Santa Catarina. Criada a partir de encontros semanais, geralmente aos domingos a noite, de amigos que se reuniam para fazer música de variados estilos,aVivace Camerata nasceu em abril de 2008, em Lages(SC). Atualmente é formada por violinos, flauta, piano e violoncelo e interpreta diversos gêneros musicais (do clássico ao popular), com arranjos de compositor, músico e professor Alexandre Bueno, e também do jovem estudante de música Wilson Rafael Schimila.

A apresentação foi dividida em duas partes: a primeira, composta por clássicos como Danúbio Azul (Johan Strauss) e Ave Maria (Gounod)Amigos para Sempre, O Mágico de Oz, Yesterday, e outras. A coordenadora do grupo, pianista e professora de música, Miriam Loreta Passos Bendlin é natural de Porto União e fez questão de agradecer a todos que tornaram possível seu retorno à terra natal e também a possibilidade de reencontrar amigos e familiares.

por: Divulgação