Inicial 9 Notícia 9 Pastoral Universitária em Ação

Pastoral Universitária em Ação

O Ensino Superior de nossas cidades e região, representado pela Uniuv (Centro Universitário de União da Vitória), UnC (Fundação Universidade do Contestado), Fafiuv (Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória) e Uniguaçu (Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu), iniciaram, neste segundo semestre de 2010, com a coordenação do Padre Abel Zastawny, o processo de criação da Pastoral Universitária Diocesana. Foi elaborado um pré-projeto e apresentado a Dom João Bosco, que endossa a iniciativa.

Assim, entramos em contato com a representante da Pastoral Universitária na CNBB, Irmã Eugênia Lloris, solicitando documentos e orientações.

Pastoral Universitária significa a “responsabilidade pastoral para com os universitários”. Seu papel não abrange somente a dimensão espiritual, mas colaborar no crescimento das dimensões que mais especificamente são desenvolvidas nesse período da vida; o estudo, a pesquisa, a formação de lideranças e profissionais comprometidos com a sociedade e com o mundo, que, juntamente com os  professores, contribuam na elaboração e formação de um pensamento crítico e na proposta de sociedade.

Oportunamente, ficamos sabendo, pela Irmã  Eugênia lloris, de um Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos, a ser realizado pela PUC de Minas, na Unidade de Betim, o que muito nos motivou à participação, para acertar o passo com as Pastorais Universitárias do Brasil.

Com o apoio de Dom João Bosco e do Padre Abel, e com a boa vontade do Professor Aluízio Witiuk, estaremos representados naquele encontro, nos dias 9 a 12 de outubro próximo.

Antes disso, teremos uma palestra especial, dia 6 de outubro, às 20 horas, no Cine Teatro luz, a que estarão convidados os universitários das 4 Instituições e toda sociedade local, devido ao tema candente em nosso tempo: Bioética, com o Padre Luís Antônio Bento, uma sumidade nessa questão referente à vida, em todos os aspectos.

por: .