Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Tecnologia de Informação é tema de palestra na Uniuv

Tecnologia de Informação é tema de palestra na Uniuv


Aconteceu em 22 de outubro a palestra de Guilherme Souza Zanoni, formado pela PUC-PR em Engenharia de Redes de Telecomunicações, pós-graduado em Gestão de TI (Tecnologia da Informação) e Executivo Empresarial, que atualmente trabalha numa grande empresa do ramo financeiro na capital paranaense.


O tema da palestra foi Tecnologia da Informação Aplicada com ênfase em Metodologias de Gestão de Recursos de Software de TI, enfatizando sobre a importância de se diferenciar dados, informações e conhecimento numa organização. O evento contou com a presença dos acadêmicos do curso de Informática de Gestão e acadêmicos do curso de Administração da Uniuv,que tem em sua matriz curricular a disciplina de Sistemas de Informação. Foi uma oportunidade para complementar o que se aprende em sala de aula, aliando conhecimentos de administração com tecnologia da informação. Também participaram como convidados, representantes de empresas de TI da região para que conhecessem a realidade de grandes empresas no uso de gestão.


Outro tópico abordado durante o evento foi sobre os benefícios obtidos por meio de uma boa gestão de TI, demonstrando aos futuros gestores a importância do gerenciamento da informação nas empresas. As aplicações de tecnologia de informática interagem com as diversas áreas das organizações permitindo defini-las de variadas formas. O termo Tecnologia da Informação serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação. Também é comumente utilizado para designar o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação, bem como o modo como esses recursos estão organizados em um sistema capaz de executar um conjunto de tarefas.


A TI não se restringe a equipamentos (hardware), programas (software) e comunicação de dados. Existem tecnologias relativas ao planejamento de informática, ao desenvolvimento de sistemas, ao suporte ao software, aos processos de produção e operação, ao suporte de hardware, e o capital humano envolvido em todo o processo. A sigla TI (Tecnologia da Informação), abrange todas as atividades desenvolvidas na sociedade pelos recursos da informática. É a difusão social da informação em larga escala de transmissão, a partir destes sistemas tecnológicos inteligentes. Seu acesso pode ser de domínio público ou privado, na prestação de serviços das mais variadas formas.


Esta forma de evento vem sempre a engrandecer o público tanto de acadêmicos como de convidados e representantes de empresas, pois trazem para as nossas cidades a realidade dos Sistemas de informação utilizados nos grandes centros.  

por: divulgação

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo