Inicial 9 Notícia 9 Curso de Engenharia Ambiental participa de diversos eventos

Curso de Engenharia Ambiental participa de diversos eventos

SEMANA DA CULTURA EM SANTANA-CRUZ MACHADO

No dia 07 de outubro de 2010 as professoras do Curso de Engenharia Ambiental  do Centro Universitário de União da Vitoria , Vivian B Guimarães, Elaine Ribeiro e as acadêmicas Elisangela Sabai, Suelen Polak Ramos e Andressa Haiduk, representaram o curso e a Instituição na 9ª Semana da Cultura, realizada no Colégio Estadual Estanislau Wrublewski, do distrito de Santana.

O objetivo é despertar o interesse dos alunos em exposições de trabalhos desenvolvidos por eles, como mostra de artes, apresentações artísticas e palestras, em que se envolve toda a comunidade escolar.

O curso de Engenharia Ambiental participou com palestras sobre educação ambiental no qual os temas abordados foram à sensibilização, a pratica dos 3R’s , situação atual do planeta, diferença entre resíduos e lixo e coleta seletiva e também foi desenvolvido uma dinâmica com os estudantes para verificação da fixação do tema.

Segundo a acadêmica Elisangela Sabai, “a escola é o espaço social onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza, representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis”.

Para Suelen Polak Ramos, “a contribuição do curso para a sociedade local é uma prática necessária porque temos que começar com quem esta perto do nosso curso sendo que os estudantes de modo geral serão o futuro da nossa cidade e do país”.

PROJETO CIDADE LIMPA EM GENERAL CARNEIRO

No dia 8 de outubro o curso de engenharia ambiental do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) participou em General Carneiro do evento do projeto Cidade Limpa .

Desde as 8h da manhã, acadêmicos, funcionários públicos e integrantes de outras entidades, formaram algumas equipes e se dirigiram para diferentes pontos da cidade a fim de coletar lixo.

Paralelamente a limpeza, também foram desenvolvidas atividades educativas em que os acadêmicos ministraram pequenas palestras para alunos da rede municipal, no auditório do Centro de Múltiplo Uso Prefeito Thomaz Daldin Gaiovicz. Os temas abordados foram a separação do lixo e preservação do meio ambiente como um todo.

CURSO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES

No mês de setembro o curso promoveu para os acadêmicos e demais interessados um mini curso sobre sistemas de tratamento de efluentes tendo como enfoque sistemas e tecnologias avançadas para o tratamento de efluentes.

O mini curso foi ministrado pelo professor Rodrigo Augusto Zawadzki (Químico Ambiental e Mestrando em Tratamento de Efluentes).

No dia 25 de setembro , na Uniuv, aconteceu a primeira parte do mini curso, aonde  foi discutido a parte teórica que tratou de  sistemas clássicos e sistemas modernos (tecnologia avançada ) de tratamento de efluentes.

A segunda parte foi realizada na DENSO, empresa multinacional japonesa localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), no dia dois de outubro, onde foi possível ver na prática, como funciona uma estação de tratamento de efluentes e entender suas etapas de forma bastante detalhada.

por: divulgação