Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Ex-alunos do Coltec festejam 10 anos de formatura

Ex-alunos do Coltec festejam 10 anos de formatura


Domingo, 19 de dezembro, na Associação “Os Gaudérios”, com um animado almoço, recreação e muita conversa  os ex-alunos festejam o reencontro.


A alegria ruidosa tomou conta do ambiente em que os ex-adolescentes, agora jovens profissionais, relatam aos outros  o que fizeram durante esse espaço de tempo, e a que se dedicam atualmente.


Sob a coordenação da Sara Ernani da Silva e do Saulo Federovicz  Cecchin, a turma foi convidada, bem como os professores do Colégio. Por motivos particulares diversos, alguns não puderam comparecer, mas valeu muito a festa. Com esta, muitas outras virão, para não deixar apagar o calor da amizade.  Fiquei impressionada com a diversidade de rumos tomada por nossos “queridos meninos e meninas”.


Muito atenta e como anfitriã, Sara comentou, a  meu pedido, sobre seus estudos e profissão, que cursara Administração, Comércio Exterior, e conclui ,agora, Direito. Está trabalhando na área, desde já, no escritório do irmão.  Analisa e discute, com cuidado, casos de família, criminais e cíveis. Tem muitas histórias para contar.


Primeiro Tenente, por 7 anos, formado em Educação Física pela Unics, de Palmas, Saulo  agora prepara-se para concursos, como o  da Polícia Federal ou outro. Quem oficialmente dá as boas vindas, agradece a presença do grupo, fala com a linguagem do coração e nos convida a orarmos, juntos, um Pai Nosso é o Carlos Henrique Agostini, o Caíque. Formado em Administração pela Uniguaçu, em Contábeis pela Uniuv, atualmente é Diretor Executivo da Rádio União, da Verde Vale, e do jornal diário O Comércio. Caíque é também Presidente da Associação Comercial.


Ficamos orgulhosos ao vê-los naquele entusiasmo de quem está realizando seus sonhos, e felizes com as conquistas alcançadas.


Mábile Bernardini e Leandro Handa do Nascimento vieram a formar uma família e já têm um filhinho; são também responsáveis, junto aos pais de Leandro, pela empresa de portas Oregon, em que Mábile é Gerente de Produção. É formada em Engenharia da Madeira, pela Uniuv, possui pós-graduação em Engenharia de Produção. Mábile diz que a empresa vai muito bem.


As  moças dedicam-se à área da indústria e comércio,  com muita naturalidade e certeza de sucesso. Assim, Edilamara Metelski, que fizera Administração de Empresas e Comércio Exterior na Uniuv, conta que esteve em 2008, em Toronto, Canadá, e, a partir de 2009, trabalha em uma multinacional Komatsu Forest, em Curitiba (Pinhais), no setor comercial,  como Analista de Importação.  A Matriz dessa empresa fica na Suécia, e  negocia colheitadeiras florestais,  máquinas enormes, com valor de novecentos mil a milhão de reais. 


Na área das comunicações está o Juliano Schroh,  Engenheiro de Telecomunicações, pela Unc. É responsável pela parte técnica de rádios locais, como Colmeia e Top FM, e por provedor de Internet. Pretende fazer um curso se Engenharia Elétrica, para complementar suas competências.


Outro  ex-aluno, André Durdyn,  logo que saiu do Colégio foi a Curitiba, para cursar Direito na PUC. De estagiário no conceituado Escritório de Advocacia do Dr. Lúcio Glomb, que também é filho de nossa terra. E até hoje está atuando lá, junto a outros 12 advogados, entre os quais se sente muito bem, dedicando-se à área trabalhista.


Como Saulo, Luís Adriano, também foi Primeiro Tenente por 7 anos e meio, aqui e em Palmas. Hoje possui a Max Tintas e Reflorestamento, em União da Vitória. Cursou Administração e fez pós-graduação em Gestão Florestal, em Palmas.


O espírito humano é um estudo tão  atraente, que conquistou O coração de Deise, que é psicóloga altamente motivada, que fala de cátedra, dos fatos por vezes escabrosos, que aparecem para que busque solução. Trabalha no Centro de  Referência Especializado da Assistência Social, em Porto União (CREAS). Sua especialidade é Psicologia Jurídica e Criminologia. Anteriormente, Deise dedicou-se, por 4 anos,  em Palmital, à  assistência na Saúde, no Fórum, na Avaliação de Detentos e no Conselho Tutelar.


Até uma área médica foi contemplada por nossos  ex-alunos, pois Scharline é Fisioterapeuta. Casada, tem dois filhinhos; Eduardo Henrique e Jorge Otávio. Trabalha em uma Clínica de Fisioterapia e nas residências. Dessa forma, ajuda as pessoas a recuperarem seus movimentos e a vencerem doenças que exigem sua participação.


Para Vanderleia, Administradora pela Uniuv, é preciso, dar muita atenção a seu filhinho Otávio, e ser, antes de tudo, mãe, depois profissional. Por isso deixou de trabalhar em um  escritório, e abriu o Salão de Beleza VANDI CABELO & ESTÉTICA. Sente-se feliz com sua vida, tanto familiar quanto profissional.


De mesa em mesa, de grupinho em grupinho, fui entrevistando meus amigos. Elmir Metelski, noivo de uma também ex-aluna do Colégio, Suzana Tusset, conta ser Promotor de Eventos. Possui duas casas noturnas, em sociedade, a Bier House e a Union Lounge. Administram também a Spirit Produções, que promove shows. É muito animado e tem fôlego para muito mais.


Em Brusque-Sc, reside Arlan Prado, com seus pais, que para lá se mudaram. Embora formado em Direito, não exerce esse ofício, pois está muito bem como Gerente de Desenho na Colcci, em que trabalha desde que terminou o Coltec.


Os colegas referiram – se a alguns dos ausentes, procurando lembrar onde estão e o que fazem. Entre eles, Dioclécio – que está na Copel de União da Vitória; Maurício Jurazek, Assessor do Prefeito, em Irineópolis; Jairo Varnier, trabalha com o pai, na empresa Baterias Varnier; Gustavo Dalmaz trabalha na Omini Financeira, de União da Vitória; Lincon, é funcionário da Petrobrás, em Curitiba; Luís Fernando Stoeberl é policial civil em Porto união; Paula Bach é farmacêutica, possui laboratório de Citologia; Fábio Breyer Ell, fez Agronomia e  cuida de produção agrícola. Sabem que Christianne Chaves  reside em Jaraguá do Sul e Vitor Hugo em Curitiba.

Resta a necessidade de se fazer uma pesquisa sobre os demais, para completar a visão  completa da seara florescente e frutífera da turma de Ensino Médio Profissionalizante dos anos 2000.  Durante o almoço, muito bem preparado, enquanto houve aquele churrasco macio de costela, todos voltavam a servir-se de “salada”. Como sobremesa, sorvete à vontade. A tarde corria tranquila, naquele recanto. Uns amigos jogavam truco, outros puxaram as cadeiras para fora, na sombra, e ali foram-se formando os subgrupos de boa conversa.

A professora Sandra de Paula e  Souza com seu marido saíram às 15h, e eu e o Paulo, às 16h, porém soube que a reunião se espichou até  as 21 horas, e que, no dia seguinte, à noite, haveria uma reprise, na casa de um deles. Esse é o gostinho do quero mais.

Assim, vemos concretizar-se uma parcela de um trabalho que é dos professores do Coltec, dos pais e, principalmente desses nossos ex-alunos. Quando lecionamos nas séries do Ensino Fundamental e do Médio, trabalhamos com fé, e os resultados começam a aparecer posteriormente.

por: Paulo Horbatiuk

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo