Inicial 9 Notícia 9 Bob – amigo querido

Bob – amigo querido

Por alguns instantes queremos esquecer a revolta e a indignação diante de um fato tão vil e covarde, porque também acreditamos na justiça dos homens, e, pedir licença a dor e ao vazio que todos vivenciam neste momento, para falar um pouco sobre amor e amizade, porque falar do Roberto é falar disto. Para homenageá-lo a altura, somente se tivéssemos um vídeo, como os que ele fazia para homenagear os outros, mas nos faltam o talento e a criatividade.

Mestre Roberto Antonio Hoffmann, com uma sólida e brilhante carreira técnica, formado em Administração e Sistemas de Informação, com uma enorme base teórica, aplicada diariamente na prática, colocava todo seu trabalho a serviço da educação, fosse em sala de aula, como professor, fosse no Centro de Processamento de Dados, ou em qualquer outra função que desempenhasse na UNIUV. Atendia a todos prontamente, sempre com um sorriso, mesmo que fosse um sorriso parksoniano, como ele mesmo dizia. Profissional competente e dedicado, nunca conseguiu ser frio ou satisfatório em suas atividades, sempre intenso, entrava de cabeça e só se contentava quando o resultado estava muito acima da média. Participava de tudo, com empenho e dedicação, até do Movimento “Borboletas Azuis” foi membro.  Dono de uma criatividade e imaginação superiores, fervilhava em idéia e inovações que a todos encantava. Seus alunos mostravam-se artistas sob sua direção, descobria e desenvolvia talentos com a facilidade de um gênio. Só para exemplificar: transformou lindas acadêmicas em formiguinhas carregadeiras de dados, e robustos acadêmicos em “vírus de computador”.  Entre risos e lembranças, contava que seu laboratório fora em casa e que as primeiras “atrizes” que dirigiu foram suas irmãs gêmeas, Léa e Elis, quando brincavam de teatro.

Mas todos nós conhecíamos mais que este Roberto profissional; brilhante no exercício da profissão; conhecíamos e convivíamos diariamente com o Ser Humano Roberto. Foram tantos anos de convivência que agora parecem tão pouco diante da saudade que nos inunda. Filho dedicado e amoroso, falava sempre da mãe imitando-a, no seu melhor sotaque carioca, emendando que seu talento para imitações herdara do pai, que contava histórias fazendo-se passar pelos protagonistas. Irmão carinhoso enchia-se de orgulho ao falar das irmãs, irmãos, cunhadas e cunhados. Mas ser tio, era um papel especial, dos sobrinhos mais velhos ao menorzinho, lhe enchiam de encanto e preenchiam o espaço dos filhos que não teve. E, agora que seria tio-avô, estava se preparando para mais uma coleção de fotos, que certamente virariam um vídeo maravilhoso como tantos outros que já tinha criado.

Criar era com ele mesmo, gostava de sacanear os colegas, descobria programas de computador engraçadinhos, tanto fez, que na festa junina do ano passado, virou o personagem do convite e teve seu rosto estampado no site, convidando a todos para festança.

Este era o nosso BOB, cheio de vida, de energia, de criatividade, de alegria. Um homem espiritualizado, de bem com a vida, que a tudo encarava, em pé, de frente, sem medo. Mesmo a doença, quando o atingiu, não lhe esmoreceu. Soube aceitar, aprendeu a conviver com ela e decidiu combatê-la, vinha vencendo, passo a passo. Vivia uma boa fase, esperava a aposentadoria e fazia planos para o futuro. Entre eles estava o Caminho de Santiago de Compostela, como meta ainda para este ano. Não chegou lá amigo, mas muitos outros caminhos você venceu, muitos caminhos você criou, muitos ajudou a construir, o meu caminho, o da tua família, dos teus alunos, dos teus amigos, dos colegas profissionais e tantos outros. Então, amigo, num gesto simbólico, nós da UNIUV, queremos demonstrar o quanto te amamos e quanto somos gratos por fazer parte das nossas vidas. Gostaríamos de ladrilhar o caminho que agora segue, mas este, já sabemos que não é necessário, pois um Ser de Luz como você foi a vida toda, já está ao lado do Pai Celeste. Então, aceite estas pedrinhas como símbolo dos inúmeros caminhos que você ajudou a construir. A você Mestre Roberto Hoffmann nosso mais caloroso aplauso como agradecimento por ter dividido sua brilhante vida conosco. Amor para sempre, Paz e Luz.