Inicial 9 Notícia 9 Recomeçam as aulas na Uniuv

Recomeçam as aulas na Uniuv

Após três semanas de férias, os acadêmicos e professores do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) retomaram na segunda-feira, 25, as atividades para o segundo semestre letivo do ano. O calendário acadêmico prevê, além das aulas, diversos eventos e atividades extracurriculares promovidas pelo Diretório Acadêmico Trinta de Abril (DATA), Pró-reitoria de Extensão e Cultura e colegiados. Alguns dos eventos principais serão: a comemoração do 37º aniversário da Uniuv – Palestra com Clovis Barros Filho – e o VIII Encontro Anual de Produção Científica (ENAPROC).

O segundo semestre normalmente é marcado por muitas expectativas, em razão dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) a serem apresentados pelos acadêmicos que colam grau a partir do mês de janeiro. Há também a busca por bons resultados e mais conhecimento pelos calouros e veteranos, e a esperança da continuidade do aprendizado mútuo por parte dos professores. Em meio a tudo isso, o “temido” TCC, é a principal preocupação dos acadêmicos que estão nos preparativos da formatura, como conta Thalita Cristina Knapik, do oitavo semestre de Administração. “Espero conseguir fazer um excelente trabalho de conclusão de curso, mostrando que valeu a pena os quatro anos de estudos”, diz.

A professora Dra. Denise Conceição Michelan, dos colegiados de Engenharia Ambiental, Civil e Arquitetura, acredita que independente da instituição, quem faz o curso é o próprio aluno, que deve se preocupar mais com os estudos. Denise espera que eles mantenham o interesse, a disposição e a vontade de aprender, como foi no primeiro semestre.

Romulo Rodrigues da Silva, aluno do segundo período de Engenharia Civil, voltou às aulas com a expectativa de se dedicar mais, melhorar o desempenho e as notas. “Por ser uma faculdade paga, os professores exigem do aluno, o que prepara melhor o acadêmico para o mercado de trabalho”, acredita. Da Silva ainda não teve conhecimento do calendário acadêmico completo, mas já se prepara para a semana das engenharias que acontecerá final do mês de agosto.

É com grande expectativa que alunos e professores esperam conseguir cumprir o planejado com melhor aproveitamento e produtividade nos quatro meses de aula que encerram o ano letivo de 2011.

Audiência pública sobre federalização será na quinta-feira

Conforme já anunciado na primeira audiência pública sobre a federalização da Uniuv, em dezembro do ano passado, o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Alípio Leal, marcou e vem a Porto União na próxima quinta-feira, 4, para debater com a comunidade catarinense a possibilidade de federalização da Uniuv. O encontro com a comunidade da região norte de Santa Catarina terá início às 18h na câmara municipal de Porto União.