Inicial 9 Notícia 9 Coltec promove exposição de Pinhole para comemorar dia mundial da Fotografia

Coltec promove exposição de Pinhole para comemorar dia mundial da Fotografia

O dia 19 de agosto foi instituído como o Dia da Fotografia numa manhã de 1839, quando a Academia de Ciências e Artes de Paris e o francês, ex-pintor, Louis Jacques Mandé Daguerre, tornou a técnica de domínio público doando ao mundo seu aparelho “mágico”. Desde então, essa nova forma de se pintar com luz, ganhou cada vez mais a preferência daqueles que cultuam a imagem.

Para comemorar o dia 19 de agosto os alunos da segunda série do Coltec, do curso Técnico de Comunicação e Produção Mutimídia, sob a orientação do jornalista, professor e fotógrafo, Lúcio Passos, estão promovendo uma exposição de fotografias Pinhole na vitrine da loja Trebien, no centro de União da Vitória.

Popularmente conhecida como a “fotografia da latinha”, por usar como aparelho fotográfico uma simples lata de leite em pó, a técnica é bastante rudimentar, sendo uma maneira didático-prática de se explicar o funcionamento do olho humano e de como é o processo de formação da imagem fotográfica. “Há dez anos utilizo essa técnica em minhas aulas e é sempre a melhor forma de compreender como surgiu a fotografia”, conta o professor Lúcio Passos.

No Coltec não foi diferente, porém, em conversa com a Coordenadora dos Cursos Técnicos do colégio, professora Edna Satiko Eiri Trebien, surgiu a idéia de expor os resultados obtidos durante as aulas.

“É uma forma de mostrar como nasce uma tecnologia e de promover a linguagem fotográfica, prevista dentro do curso de comunicação e produção multimídia”, explica a professora.

A técnica de captura de imagem utilizando um pequeno recipiente com um único orifício tem pouco mais de 180 anos e surgiu quando o francês Nicephore Niépce, em 1826, fixou a primeira imagem intitulada Paisagem da Janela. Batizada de câmara escura e obscura por alguns autores, o processo transcende os séculos e reside internamente até hoje nas mais modernas câmeras digitais conhecidas como Digital Single Lens Reflex (DSLR).

Para a estudante Sabrina Brun, aluna do Coltec, a experiência foi bastante inovadora. “Quando tiramos as fotos com a lata, não estávamos confiantes a ponto de acreditar que uma foto sairia dali, mas a sensação de ver a imagem literalmente surgir do nada, em uma folha de papel branca na frente de seus olhos, é emocionante”, revela.

Sabrina conta ainda que o curso oferece embasamento histórico e teórico sobre o que é fotografia. “Adoro fotografar e pretendo seguir esse caminho, pelo fato de você poder exercitar a todo o momento a visão de mundo e a criatividade na hora de clicar”, diz.

Fernanda Scheibe Ferreira, conta que gosta de trabalhar com imagens, fazer vídeos, e se interessou bastante pela técnica Pinhole. “As bases teóricas sobre fotografia são muito importantes, desse modo podemos analisar as dificuldades de épocas ao tirar fotos, assim vemos a evolução da câmera e dos resultados fotográficos. É estranho imaginar e ficar minutos em frente uma lata para capturar uma imagem com seus amigos, com a modernização da câmera fotográfica podemos fazer isso em segundos, mas devemos lembrar que pessoas investiram suas ideias para isso acontecer”, acrescenta Fernanda.

Participam da exposição as imagens das alunas Ana Flávia Dalmas Canabarro, Ane Caroline Czornobay, Eduarda Wentland dos Passos, Fernanda Scheibe Ferreira, Fernanda Volpato, Mariane Rengel Huryn, Raissa Santoro Javarini, Renata Moreira de Castilho, Sabrina Brun de Brun, Thaina da Cruz e o aluno Gabriel Rengel Jackiw.

Serviço:

Exposição de Fotografias Pinhole

Vitrine das Lojas Trebien – Av Manoel Ribas, próx. Calçadão.

De 18 a 24 de agosto

por: Lúcio Passos