Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos de Secretariado Executivo competem na segunda fase do desafio Sebrae

Acadêmicos de Secretariado Executivo competem na segunda fase do desafio Sebrae

O Desafio Sebrae é um jogo que convida estudantes universitários de todo o Brasil a gerenciar uma empresa por um período de mais de seis meses. Organizados em equipes, os estudantes colocam em prática suas capacidades para administrar um negócio. As equipes podem ter no mínimo três e no máximo cinco estudantes. Os inscritos devem estar obrigatoriamente cursando graduações reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e regularmente matriculados no primeiro semestre letivo de 2011.

Promovido pelo Serviço de Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro(Coppe/UFRJ), o objetivo é  estimular a cultura empreendedora e também despertar o espírito de competitividade, ética e associativismo desenvolvendo a capacidade gerencial de pequenos e médios negócios.

Para a professora orientadora da equipe Futuros Executivos, do curso de Secretariado Executivo da Uniuv,Cláudia Cuzma, as habilidades desenvolvidas ao longo da participação do desafio são pertinentes às situações do mercado de trabalho. “Liderança e competitividade são atributos que os profissionais que estão iniciando carreira precisam ter e o jogo estimula muito a iniciativa dos participantes”, conta a professora Cláudia.

O grupo orientado por ela já está na segunda fase que agora acontece em nível de estado, competindo com 14,5 mil participantes paranaenses e 32 cursos de Secretariado Executivo do Brasil.

As etapas locais e estaduais serão jogadas via internet. A semifinal nacional e a grande final serão presenciais, realizadas em regime de imersão, na capital do país, Brasília. Há também a fase internacional em que tomarão parte os vencedores de cada país participante do Desafio Sebrae.

O regulamento destaca alguns pontos interessantes como o tema escolhido a cada ano, que visa despertar o interesse sobre as características de determinados setores da economia.

“A indústria de bicicletas é o tema escolhido para o Desafio Sebrae 2011 por duas razões: ser um produto interessante do ponto de vista da ficção do jogo, e por ser um meio de transporte ecologicamente eficientedo ponto de vista do planeta e da vida de cada um de nós”, constata-se.

“Durante o jogo, as equipes produzirão bicicletas de três categorias diferentes: transporte urbano, esporte e lazer. Cada categoria tem características específicas, determinadas pela funcionalidade e pelo desempenho determinados pelos diferentes contextos de uso. Assim, velocidade, conforto, segurança e resistência são requisitos priorizados de forma diferente por diferentes tipos de usuários de bicicletas”, explica a aba do site sobre o tema.

Participam representando o curso de Secretariado Executivo da Uniuv os acadêmicos Cleverson Fernando Volhanik, Danielle Gluszczak, Elder Kassio Santos e Salete Zaboroski.

por: Lúcio Passos