Inicial 9 Notícia 9 Apresentando novidades e promovendo ação social, Uniuv conclui mais uma Mostra de Cursos

Na foto, em destaque, os pequenos estudantes da Escola Coração de Maria, divertem-se com o lobo mau, um dos personagens das histórias contadas na Biblioteca João Dissenha, nos dois dias do evento

Realizada de 19 a 21 de maio nos períodos matutino, vespertino e noturno, a X Mostra Multidisciplinar de Cursos da Uniuv reuniu e ocupou todos os setores e dependências do Centro Universitário de União da Vitória. Com objetivo de informar a respeito da estrutura acadêmica de seus 16 cursos de graduação e, ainda, do seu Colégio Técnico (Coltec), o evento, desenvolvido por professores e acadêmicos, apresentou números recordes.

Para a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Fahena Porto Horbatiuk, a presença de alunos de todos os colégios de União da Vitória e Porto União, inclusive de cidades circunvizinhas como Paula Freitas (PR) e Porto Vitória (PR), garantiu mais do que expressivos números em termos de visitação pública. “Trata-se de confirmar que a presença da instituição em âmbito regional é algo inconteste. O que se dá pelo nível de excelência oferecido pelos nossos cursos”, observou.

Do município de Porto Vitória, por exemplo, veio um grupo de alunos com propósito específico: conhecer as instalações dos cursos de Comunicação Social. “Isso nos mostra que os investimentos feitos nos laboratórios de rádio, de televisão e de fotografia foram acertados, assim como se dá nos setores da Educação Física e Engenharia da Madeira e em outros setores da Uniuv”. Horbatiuk fez questão de ressaltar a parceria com a comunidade. “Os números são mais expressivos neste ano também por conta de que as empresas e colégios abraçaram essa causa educacional e nos ajudaram a realizar este evento com grandiosidade”, concluiu.

Novidades

Neste ano, a Mostra apresentou novidades em sua estrutura. A principal delas foi a realização de oficinas segmentadas. O setor, comandado pela professora Maria Genoveva Esteves, executou 57 oficinas com objetivo de envolver todos os acadêmicos durante os três dias de evento. “Enquanto alguns cumpriam suas funções na exposição, outros puderam participar de trabalhos práticos ministrados por professores. Seria como se deixássemos de apenas mostrar e passássemos a fazer provar um pouco dos nossos cursos e condições educacionais”, afirmou. A novidade foi bem recebida pelos acadêmicos e visitantes. Tanto é que todas as oficinas, com inscrições limitadas, foram realizadas com lotação de suas vagas, o que ainda reverteu em ação social. De cada matriculado, a Uniuv cobrou um quilo de alimento não-perecível. O resultado foi o repasse da mais de uma tonelada de alimentos à associação de moradores do bairro São Bernardo do Campo que organizará a distribuição às famílias carentes cadastradas.

Além de confirmar a repetição das oficinas para a Mostra de 2009, Maria Genoveva adiantou que esse modelo será executado em âmbito regional. “Ainda neste ano promoveremos similar ação em São Mateus do Sul, onde a instituição mantém campus avançado”, finalizou.

Os benefícios educacionais da Mostra encerrada ontem, 21, foram estendidos às crianças dos colégios Coração de Maria e Antonieta Montanari. Recebidas na biblioteca João Dissenha, elas participaram de uma oficina especial coordenada por Elaine Morais e intitulada “Contação de Histórias”. De forma lúdica, os monitores apresentaram em dois cenários distintos, brincadeiras e histórias contadas por bonecos com objetivo de despertar o interesse pela leitura.

Ao todo, 280 crianças do ensino fundamental se deliciaram com as aventuras contadas pela “Bruxa Onilda”, personagem principal de uma coleção de livros recebida pela Uniuv como doação do Ministério da Cultura. “Como o conteúdo infantil raramente seria utilizado pelos acadêmicos, resolvemos desenvolver essa atividade e acabamos nos surpreendendo com a animação das crianças”, disse Edite Siqueira, responsável pela biblioteca.

Além de apresentar a estrutura da Uniuv e seus cursos, promovendo ciência e até ação social, a X Mostra de Cursos ofereceu oportunidade para a realização de inscrições gratuitas para o vestibular de inverno, novidade confirmada para o dia 29 de junho.

Visite o site de Comunicação da Uniuv: www.comunicacaouniuv.com.br