Inicial 9 Notícia 9 Reitor recebe título de cidadão honorário de São Mateus do Sul

Reitor recebe título de cidadão honorário de São Mateus do Sul

Em sessão solene realizada na noite de segunda-feira, 26, a Câmara Municipal de São Mateus do Sul outorgou o título de cidadão honorário ao professor Jairo Vicente Clivatti, reitor do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). A homenagem foi prestada em reconhecimento ao trabalho de Clivatti frente à instituição, que hoje possui campus próprio na cidade, baseada na lei nº 1.923/2009, aprovada pelos nove vereadores da Casa.

Em discurso, o autor do projeto de lei nº 003/2009 do Legislativo Municipal, de 16 de novembro de 2009, vereador Omar Raimundo Picheth Neto, ressaltou os esforços do reitor pela criação do campus de São Mateus do Sul. Ele lembrou as mais de 20 reuniões realizadas desde a gestão passada entre a Uniuv e os poderes Executivo e Legislativo são-mateuenses, e também do processo de doação do terreno em que o prédio hoje está instalado — que pertencia ao município.

Clivatti, por sua vez, lembrou aos presentes da importância de pessoas que foram, segundo ele, decisivas, em 37 anos de Uniuv. Em primeiro lugar, destacou a contribuição do ex-vice-reitor José Pedro Ramos, falecido no início deste ano. O reitor fez questão de lembrar, também, do apoio do empresário José Nelson Dissenha, presente na solenidade, quando a então Faculdade de Administração e Ciências Econômicas (Face) foi fundada. “Vocês imaginem a dificuldade que era criar uma faculdade em 1974”, contextualizou. Clivatti não deixou de agradecer à atual pró-reitora de Ensino da instituição, professora Maria Genoveva Bordignon Esteves, peça-chave no período de transição da Face para centro universitário.

Compondo a mesa, os prefeitos Carlos Alberto Jung, de União da Vitória, e Luiz Adyr Gonçalves Pereira, de São Mateus do Sul, destacaram, em discurso, o papel do reitor na área da Educação e sua contribuição para a sociedade. A sessão solene, que também homenageou o médico obstetra Celso Aparecido Andreacci, contou com a presença de várias autoridades dos dois municípios, além de representantes da Uniuv, como o vice-reitor Odelir Dileto Cachoeira e as pró-reitoras Fahena Porto Horbatiuk e Maria Genoveva Bordignon Esteves.

por: Renato Stavis