Inicial 9 Notícia 9 Semana Pedagógica marca o retorno das atividades acadêmicas

Semana Pedagógica marca o retorno das atividades acadêmicas

Segundo o calendário acadêmico, o corpo docente do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) e do Colégio Técnico de União da Vitória(Coltec) dará início as suas atividades no começo do mês de fevereiro, participando da Semana Pedagógica, que acontece nos dias 2 e 3 para os professores do Ensino Médio e Técnico do Coltec e entre os dias 6 e 10 para os professores da Uniuv.

Realizada duas vezes por ano, sempre anteriormente ao início das aulas do primeiro e segundo semestre, a Semana Pedagógica, promovida pela Reitoria e pela Pró-reitoria de Ensino é um período de planejamento em que os professores dos colegiados se reúnem para discutir as necessidades de cada curso. São debatidos os planos de aula, as datas dos eventos, atividades curriculares e extracurriculares, respeitando a carga horária letiva e o calendário acadêmico de cada graduação.

O objetivo é expor aos professores as propostas de trabalho e sugestões de metodologias de ensino apresentadas pelas Pró-reitorias da instituição, dando – lhes subsídios pedagógicos para que entrem em sala de aula mais preparados em termos didáticos e para que tenham um bom desempenho durante o ano nas disciplinas que lecionam.

Pensando em dar ferramentas para planejar, trabalhar, organizar suas aulas, a Uniuv oferece aos docentes uma palestra com a Professora Dr.ª Marilda Aparecida Behrens da PUC-PR que falará sobre temas pertinentes à educação e aprendizagem.

Os demais dias da semana, 7, 9 e 10 de fevereiro, serão destinados às reuniões de cada colegiado. As aulas no Coltec terão início dia 6 de fevereiro e na Uniuv dia 13 de fevereiro.

Curso de Software

Nos dias 2 e 3 de fevereiro, os professores das áreas de Engenharia Civil e Arquitetura estarão participando de um curso de software específico para trabalhar com estruturas metálicas, podendo aperfeiçoar seus conhecimentos e mostrar aos alunos as inovações do mercado.

Segue abaixo o cronograma da Semana Pedagógica da Uniuv:

6/02 – 19h15min – Reunião de abertura do ano letivo com todos os professores/colegiados na sala de eventos.

8/02 – 19h15min – Palestra para todos os professores/colegiados na sala de eventos, com a Prof.ª Dr.ª Marilda Aparecida Behrens, abordando o tema “Organização do Trabalho Pedagógico”.

Os professores do Ensino Médio e Técnico do Coltec se reunirão nos dias:

2/02 -8h30min – Reunião de abertura do ano letivo na sala 203.

3/02 – 8h30min – Construção do Plano de Ensino para o ano letivo.

8/02 – 13h30min – Palestra com a Prof.ª Dr.ª Marilda Aparecida Behrens da PUCPR, com o tema “Construindo Portfólios de Aprendizagem”.

por: Lúcio Passos