Inicial 9 Notícia 9 Projeto Rio Limpo atinge objetivos

Projeto Rio Limpo atinge objetivos

A chuva do início da manhã do dia 21 de abril assustou temporariamente os organizadores do Projeto Rio Limpo que chegaram a pensar em suspender a ação. No entanto, com o passar das horas, o céu foi se abrindo e o sol apareceu, garantindo a realização dos trabalhos de limpeza do leito, das margens do Rio Iguaçu. Cerca de 15 barcos com mais de 40 pessoas participaram dos trabalhos de recolhimento de entulhos durante um período de três horas, em foi recolhido aproximadamente  uma tonelada de lixo. A rota em que os barcos trabalharam foi entre o Parque Ambiental Ary Queiroz e a ponte da rodovia Transbrasiliana (BR-153). Além de embarcações particulares, participaram também lanchas do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Ibama, Copel, Hobi, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Porto União, que auxiliaram na segurança e também orientações.

Paralelamente a coleta de resíduos, na estrutura montada no Parque, com tendas de apoio e cobertura, aconteceram oficinas temáticas com aproveitamento de materiais recicláveis e shows musicais no caminhão palco cedido pela Copel com a dupla Douglas e Franco e as Bandas Toxine, Bleach, Bicudão e Kaoe (ex-Old Melody). Os acadêmicos de Educação Física da Uniuv também promoveram atividades de recreação com modalidades esportivas e de movimentação. A locução e animação ficou por conta de Marco Aurélio.

Para professora Lisandra Kaminski, Coordenadora do Projeto Rio Limpo, o evento foi muito positivo e deve ter continuidade. “A população prestigiou e pôde observar a saída e chegada dos barcos que recolhiam os entulhos e isso demonstra a preocupação da comunidade em manter o rio limpo. É o que nos motiva a realizar o evento mais vezes”, anima-se.

As 4h da tarde foram soltos no Rio Iguaçu 15 mil alevinos de espécies nativas da região em uma ação realizada pela Copel com a participação dos presentes.

“Ficamos muito satisfeitos com a preocupação de todos, com a repercussão positiva que obtivemos e só tenho a agradecer à Uniuv e demais empresas que aceitaram participar conosco nessa importante ação”, disse Lisandra.

A organização ficou a cargo dos acadêmicos do 7º semestre de Engenharia Ambiental, Kátia Hackenhaar, Grace Kely Faesser, Adelino Treml Neto, Luana Carine Werle, Juliana Pimpão Lell e mais 30 outros estudantes que auxiliaram em toda a logística do evento. O prefeito de União da Vitória, Carlos Alberto Jung, o Juco, esteve presente e também os professores Elaine Ribeiro, Mayara Gauer, Marcos Oliveira, Vivian Guimarães, Wilson Eckl, membros do colegiado.

Foram parceiros para a realização do Projeto Rio Limpo: Uniuv, Copel, Novacki Papel e Embalagens S/A, Grupo Hobi, Bengui Materiais de Construção, Gohl Graf, Higibril, Clube Náutico Hobi, Associação de Pesca Esportiva do Médio Iguaçu, Assitec Náutica, Grupo Dissenha, Revisa Auto Center, Hotel 10, Grupo Ravanello, Sanepar, Arlindo Farber, GR Extração de Areia, Barco Regresso do Iguaçu e Lanchonete da Dag. Os apoiadores foram: Prefeitura Municipal de União da Vitória, Instituto Ambiental do Paraná, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de União da Vitória e Associação de Catadores de União da Vitória.

por: arquivos pessoais