Inicial 9 Notícia 9 Odontologia da Uniuv apresenta trabalho em Congresso Nacional

Odontologia da Uniuv apresenta trabalho em Congresso Nacional

A Uniuv teve seu curso de Odontologia representado no XXI ENASTEPO (Encontro Nacional de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico), por meio do trabalho elaborado pelo professor da instituição, Fabrício Rutz da Silva, cirurgião dentista formado pela UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e apresentado pela professora Márcia Helena Pinto (UEPG), local onde se desenvolveu a pesquisa. O encontro aconteceu em Belo Horizonte (MG), nos dias 28, 29 e 30 de maio.

Com o título “A provisão dos Serviços Odontológicos Especializados em Municípios de Grande Porte no Estado do Paranáe o Impacto na Política Nacional de Saúde Bucal”, baseado em cuidados preventivos que evitem a extração de dentes danificados, investindo em restauração, tratamento e preservação dos dentes naturais. O estudos realizados nos Centro de Especialidades Odontológicas(CEO’s), localizados nas cidades com grande número de habitantes, além de consultas no site do Ministério da Saúde e do SUS, criou a base de dados que sustenta o trabalho apresentando.

Fomento da iniciação científica local

As principais metas do Curso de Odontologia da Uniuv, a médio e longo prazo, são elaborar trabalhos científicos, junto aos acadêmicos, e inscrevê-los em eventos da área, com o objetivo de fazer o curso ser reconhecido na região e no estado, mostrando que a instituição possui uma graduação de qualidade e que desde o inicio de suas atividades já existe o empenho em produzir estudos e pesquisas.

Outro objetivo é criar parcerias com as prefeituras para prestar atendimento à população, logo que o centro de atendimento e demais laboratórios sejam concluídos. O trabalho em conjunto com os acadêmicos começa a moldar o curso, criando características próprias. “É um tempo de aprendizagem dos alunos e nosso, pois temos um grande caminho a trilhar, até nos consolidarmos na região e estado”, comenta Fabrício Rutz da Silva.