Inicial 9 Notícia 9 Projetos da Uniuv ganham maior prêmio de Jornalismo do Paraná

Projetos da Uniuv ganham maior prêmio de Jornalismo do Paraná

Poucas eram as instituições de ensino do interior. Porém, o curso de Jornalismo do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) se destacou entre as grandes faculdades do Paraná no maior evento de premiação de projetos acadêmicos do Estado. O Sangue Novo, evento que premia as melhores produções dos cursos de Jornalismo do Paraná, aconteceu semana passada e chamou ao palco dois projetos da Uniuv, evidenciando o curso de Jornalismo e a excelência dos trabalhos produzidos.

A jornalista recém-formada, Kiara Domit, recebeu o troféu de primeiro lugar pelo seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o título “Por que sempre chove em mim?”. O trabalho apresentou uma grande reportagem em quadrinhos sobre depressão e levou o prêmio na categoria Projeto/Produto Jornalístico Livre. A orientadora do projeto foi a professora Angela Maria Farah. “Esse prêmio reflete uma coisa importante que temos trabalhado no nosso curso que é apostar, acreditar e fazer a experimentação. A ousadia em fazer diferente deveria ser um estímulo aos alunos. A prova que dá certo experimentar e se empenhar no projeto é esse prêmio, super merecido”, analisa.

O outro projeto, que também foi premiado, foi o Blog de Comunicação Uniuv (www.comunicacaouniuv.com.br), produzido pelos acadêmicos que hoje estão no sétimo semestre de Jornalismo, orientados pela professora Ana Cristina Bostelmam, responsável pela disciplina Jornalismo Online. O blog também é uma experimentação e é uma das ferramentas pedagógicas da disciplina. Segundo Ana Cristina, essa premiação representa o quanto o curso está se aprimorando cada vez mais. “Os produtos jornalísticos e os profissionais, que estão saindo de nossa instituição, estão se destacando. Isso é o resultado de muito trabalho e qualificação dos professores em conjunto com o crescimento e maturidade profissional dos alunos”, afirma.

Prêmios enfatizam a qualidade dos 10 anos do curso de Jornalismo

Felizes com o resultado do prêmio, as professoras Angela e Ana Cristina destacam que, nos últimos anos, o curso de Jornalismo está presente nas premiações mais importantes do Estado. Para elas, ao receber os prêmios, o Curso de Jornalismo da Uniuv prova que não é apenas mais um, mas o melhor da região e destaque no Paraná. Segundo Angela, no ano que o curso comemora dez anos, ganhar o Sangue Novo é muito importante. “É o reconhecimento do trabalho sério de todos os professores do curso, para torná-lo e mantê-lo como referência no Estado. Além disso, ao trazer prêmios para o curso e para os alunos, trazemos autoconfiança e autoestima para os alunos e egressos do curso. E isso tem grande relevância para continuarmos nosso trabalho”.

A professora Ana Cristina acredita que o grande diferencial, neste ano, foi a premiação de um jornal laboratório, contemplando um grupo de alunos. “Foi especialmente gratificante saber que o trabalho em equipe, um trabalho feito em sala de aula durante todo o ano, tem resultados tão bons e tão expressivos. É um estímulo para o corpo docente e para os alunos, pois isso nos dá a certeza que estamos fazendo a coisa certa”, avalia.

Histórico de prêmios Sangue Novo recebido pelo curso de Jornalismo

Aluno

Orientador

Jussara Leite

Bicicletas.jor.br

Angela Maria Farah

Projeto Jornalístico para Internet

Camila Lima

Programa Retrato

Projeto em telejornalismo

Rodrigo Seccon

Portal de notícias: uma proposta de jornalismo digital para União da Vitória

Projeto Jornalístico para Internet

Veridiane Sander

É Hora de Aprender – as lendas

regionais

Projeto em Telejornalismo

2012

Kiara Domit

Por que sempre chove em mim?

Angela Maria Farah

Projeto/Produto Jornalístico Livre

2012

Amanda Mendes da Silva, Bruna Carolina Oleskovicz, Claudiane J. dos Anjos Berres, Elisiane Gabrielle Domainski, Fábio Rodrigues, Fernanda Pereira Santos, Francisco Marcelo S.de Lara, Marciel Borges, Pedro Henrique W.Almeida e Thais Siqueira Pinto