Inicial 9 Notícia 9 Abstração e confraternização marcam semestre no curso de Arquitetura e Urbanismo

O primeiro semestre letivo para o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniuv terminou com debates sobre abstração e criação de pontos de vista fora do convencional. A proposta previa a construção de maquetes elaboradas a partir de projetos desenvolvidos com base em arquitetos conhecidos por criarem projetos abstratos, com formas arredondadas, quadradas, triangulares e bem além do que a imaginação pode prever quando se trata da concepção de uma ideia do que pode ser uma casa ou edifício.

Foram apresentados vários estudos de caso pelo professor da disciplina de Projeto Arquitetônico, Murilo Passos, que determinou com quais profissionais os alunos iriam trabalhar sob a temática Arquitetura Moderna Brasileira. O acadêmico do 7º Semestre, Luiz Gustavo Bechel, trabalhou com o arquiteto Rino Levi, o conceito das casas pátio e acredita que as maquetes, independentes da abstração, ou não, são o primeiro contato dos clientes com suas obras . “Quando uma pessoa vê uma planta baixa não tem ideia da concepção volumétrica do projeto, aí quando se apresenta a maquete, o primeiro impacto é sempre uma surpresa, pois pode não ser a mesma coisa que ele imaginou quando viu a planta pela primeira vez”, explica Bechel sobre a reação das pessoas quando visualizam a maquete pela primeira vez.

Já a estudante Sabrina Navarro a maquete é o ponto de partida para um estudo de caso. “As pessoas entendem melhor o projeto a partir do mento que visualizam como vai ficar a ideia”, conta.

Entre as formas mais presentes estavam as curvas triângulos e a sugestão para o uso de materiais como concreto, vidro e madeira.

Confraternização Arquitetônica

Para concluir o semestre em clima descontração, os acadêmicos promoveram no último dia de aula um grande encontro que reuniu mais de 100 pessoas, entre estudantes e professores no restaurante Dal’bó, ocasião em que foi feito o “registro gráfico” do curso com uma bobina de papel assinada e desenhada por todos.

por: divulgação/Murilo Passos