Inicial 9 Notícia 9 Visitas técnicas marcam mês de julho no Curso de Engenharia de Produção

Visitas técnicas marcam mês de julho no Curso de Engenharia de Produção

O recesso do mês de julho foi de muita atividade para os acadêmicos do Curso de Engenharia de Produção (EP) da Uniuv. No dia 13 de julho, um ônibus fretado levou os estudantes logo pela manhã a Joinville, maior município do Estado de Santa Catarina, para uma visita técnica na Empresa Tigre, multinacional brasileira com presença em 40 países, 6800 funcionários, nove fábricas no Brasil e 13 no exterior. Em 1958, a Tigre iniciou no município catarinense a produção de tubos em PVC e, em 1979, a produção de conexões. Além da planta Industrial de Joinville, integram a Tigre Brasil as unidades instaladas em Camaçari (BA), Escada (PE) e Rio Claro (SP), no exterior, a Tigre está presente na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Estados Unidos.

As visitas técnicas tem como pressuposto promover a integração e a aproximação dos acadêmicos com o contexto empresarial. A primeira empresa visitada pelos estudantes de EP foi a indústria de Compensados Rossoni, de pequeno porte, moderna e com uma linha de produção inovadora, no Município de Bituruna.  Para o coordenador do Curso, professor Ademir Matos, a experiência das visitações revela como as empresas evoluem em seus segmentos de atuação. “A empresa Tigre tem uma trajetória interessante, quando em 1941, João Hansen Júnior adquire uma fábrica de pentes que hoje se transformou em potência mundial na produção de tubos e conexões feitos em PVC”, ressalta.

A formação profissional vai além dos conteúdos vistos em sala de aula e o comprometimento dos estudantes com a profissão nasce do interesse em aprender e associar a teoria à prática. “A viagem foi realizada no período de férias, o que demonstra o interesse dos alunos em conhecer o universo das grandes empresas”, conta Matos.

O coordenador do Curso de Engenharia Civil, professor Wilson Carlos Eckl, e a professora da disciplina de Estágio Supervisionado da graduação em Administração, Nanci Benghi, acompanhada de alguns acadêmicos também participaram da excursão. Até o final do ano letivo estão agendadas mais três visitas.

por: divulgação