Inicial 9 Notícia 9 Grupo de Estudos de Engenharia Ambiental promove ações educativas e de conscientização

Tudo teve início em 2011, quando surgiu a proposta de algumas oficinas de criação de objetos com materiais recicláveis. Aos poucos, o projeto foi ganhando corpo, membros e hoje argumento social, no que diz respeito à conscientização ambiental. Da elaboração de pufs, vasos e outros objetos tendo como matéria prima garrafas pet, veio a ampliação da equipe, que hoje promove ações de cunho educativo e começa a chamar a atenção de escolas, empresas e indústrias.

Atualmente o Grupo de Estudos de Engenharia Ambiental da Uniuv possui uma proposta de ação envolvendo a apresentação de uma peça de teatro seguida de uma oficina prática. O novo formato veio com necessidade de se adaptar de forma dinâmica a linguagem para atender crianças, adolescentes e também as empresas.

Sob a orientação da professora Vivian Bucholz Guimarães, a equipe de trabalho é formada pelas acadêmicas Chayenne de Souza, Else Elly de Souza, Paloma Woichikosky e Simone Salanti Ziegmann. Desde a criação do grupo já foram feitas cinco apresentações em escolas da região, na própria Uniuv e também para empresas como a madeireira Novacki S/A.

Em geral o público trabalhado é de crianças, por isso a mensagem sobre cuidados ambientais levada de forma teatral vem se mostrando eficiente. A plateia varia de acordo com a instituição, podem ser turmas com dez, 15 ou 20 alunos, ou mais de 200, como aconteceu recentemente em uma apresentação para a Novacki.

As participantes contam que fazer parte deste projeto é um grande aprendizado e acreditam estar contribuindo para uma formação educacional voltada à preocupação com o meio ambiente. “A gente percebe que com a apresentação do teatro há uma assimilação maior sobre a importância da reciclagem e as crianças acabam levando para dentro de casa a necessidade de se renovar materiais”, acredita Else de Souza.

Dependendo do perfil do público as reações de assimilação acontecem de alternadas formas. “As experiências são sempre diferentes e variam de plateia para plateia”, comenta Simone Ziegmann.

“Quando um adulto percebe que a criança está dando um exemplo sobre determinado assunto o impacto da mensagem é bem maior e o senso de responsabilidade aumenta”, finaliza Else.

Quem tiver interesse em participar do Grupo de Estudos pode procurar a professora Vivian Guimarães ou qualquer uma das participantes.

por: Divulgação