Inicial 9 Notícia 9 Futuros Comunicadores Sociais da Uniuv realizam viagem técnica a Curitiba

Futuros Comunicadores Sociais da Uniuv realizam viagem técnica a Curitiba

Na madrugada do dia 9 de outubro, 40 alunos e quatro professores do Curso de Comunicação Social do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) viajaram cerca de 250 quilômetros até a capital do Estado para conhecer o maior grupo de comunicação do Paraná.

O ônibus saiu de União da Vitória às 3h45 da manhã rumo a Curitiba. Durante o percurso a ansiedade tomava conta dos calouros de Comunicação Social.

Chegando a Curitiba a primeira parada foi no jornal Gazeta do Povo. Lá os alunos conseguiram ver de perto como é feito um jornal independente, passando pela editoria de fotografia, processo de diagramação e, ao final, pelas máquinas de impressão que fazem com que mais de 40 mil exemplares do jornal sejam distribuídos todos os dias pelo Estado.

Depois do passeio pela Gazeta do Povo, os futuros comunicadores sociais marcaram presença na RPCTV. A emissora reúne as oito afiliadas da Rede Globo no Paraná, com canais em Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Cascavel e Paranavaí.

Dentro da emissora, os alunos conheceram as ilhas de edição, salas de transmissões ao vivo e bancadas dos telejornais. A ÓTV, um canal exclusivo para quem mora em Curitiba, também foi visitada pelos alunos da Uniuv.  A estrutura da ÓTV fica dentro das dependências Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

Para a professora Ana Cristina Bostelmam, uma das organizadoras da viagem, esse tipo de atividade amplia a visão de mundo dos acadêmicos. “A viagem quebrou alguns tabus dos comunicadores, mostrou que existe mais que um jornalista de terno e gravata na bancada, também tem o câmera e o técnico de iluminação. Eu gostei de ver os alunos questionando esses profissionais”, contou empolgada.

Ana Cristina ainda falou sobre as possibilidades de o acadêmico aprimorar gostos por certas áreas de Jornalismo ou da Publicidade com a viagem. Gostos que já foram moldados dentro da instituição de ensino.

Quem mediou toda a visita no GRPCOM foi Lúcia Müller, responsável pelo Programa de Visitas da Gazeta do Povo e RPCTV.

A última parada, para encerrar o dia de visitas, foi na Agência de Publicidade Opus Múltipla, uma das maiores do Paraná e que está completando 40 anos de mercado. A agência é composta pela Brainbox Design Estratégico que desenvolve projetos de posicionamento de marca e a HouseCricket Digital e Direct que planeja e implementa programas de incentivo para seus clientes.

Entre todas as possibilidades de empregos, o entusiasmo de Ana Carla Joblonski se destaca. A aluna do 4° semestre de Publicidade e Propaganda da Uniuv já trabalhou em um pouco de tudo e sentiu-se realizada dentro da Agência. “Meus olhos brilharam quando entrei lá, vou até mandar um currículo”, falou animada com um sorriso de orelha a orelha.

A viagem faz parte do roteiro de visitas formulado pela coordenação do curso para comemorar os 10 anos de Comunicação Social na Uniuv.