Inicial 9 Notícia 9 Uniuv viaja 2.691 quilômetros para participar do Projeto Rondon

Uniuv viaja 2.691 quilômetros para participar do Projeto Rondon

O Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) está comemorando mais uma conquista. Na semana passada a Instituição foi selecionada para participar do Projeto Rondon 2013.

A Uniuv irá participar do projeto com a Proposta B, a qual necessita de trabalhos nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho. O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

De acordo com a professora que realizou a inscrição no Projeto, Vivian Guimarães, o interesse em participar foi particular. “Nós soubemos do Projeto Rondon e logo me despertou uma vontade de participar, entrei no site e fiquei a par de todos os requisitos”, confessa.

Um deles era elaborar um projeto de até 40 páginas e nele atender as necessidades regionais do local de participação. Em 15 dias a Uniuv vai lançar um edital para selecionar oito alunos e dois professores para formar o grupo que vai viajar até a cidade selecionada pelo Projeto Rondon em 2013.

O acadêmico que quiser participar da seleção deverá acompanhar a data do edital. Depois de publicado, o aluno passará por uma série de etapas até ser selecionado. Mas, vale lembrar que o interessado deve ter 50% da carga horária do curso concluída.

Irará

A cidade selecionada para a Uniuv fica no estado da Bahia. A distância entre União da Vitória e o destino do Projeto Rondon é de cerca de 2.691 Km. A população de Irará, de acordo com o senso de 2011, é estimada em 28 mil habitantes. A cidade do Centro Norte Baiano fica a 128 quilômetros da capital Salvador.

Objetivos

O Projeto Rondon tem por objetivos contribuir para a formação do universitário como cidadão; integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País; consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais e estimular a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

Responsabilidades

A Instituição deve arcar com o transporte do grupo selecionado até Curitiba. A partir daí haverá um ‘anjo’ – pessoa responsável pelo grupo – que trabalha no Exército Brasileiro e levará os acadêmicos e professores até a cidade de Irará.

O custo de passagem, estadia, alimentação e transporte do grupo será custeado pelo Ministério da Defesa.

Para Vivian quem participar vai ampliar a visão de mundo e somar o currículo. “Como é um projeto de extensão universitária quem participar vai ter experiência de vida, ampliar a visão de mundo e o mais importante vai ajudar alguém que necessite mesmo. Isso é transformador e importante para o currículo.”

Importante

O Projeto Rondon para o grupo da Uniuv Será do dia 18 de janeiro até 1º de fevereiro de 2013; O Projeto trabalha com voluntários, quem participar não irá receber em dinheiro, mas, sim, em conhecimento e visão de mundo.

por: Lúcio Passos