Inicial 9 Notícia 9 Artigo – VISITAS TÉCNICAS – PARA QUÊ?

Artigo – VISITAS TÉCNICAS – PARA QUÊ?

Todos os cursos superiores, na modernidade, além das aulas em classe, ou em laboratórios, fazem as chamadas Visitas Técnicas. A turma agenda uma visita a uma empresa do ramo de seu estudo, e, na data marcada, dirige-se, em geral, de ônibus ou van, àquela empresa que lhe pareceu oferecer visão de funcionamento dos conteúdos estudados.

Com a Uniuv acontece também assim, cada curso faz duas, três, ou mais,  visitas ao ano, com a devida preparação e acompanhamento dos mestres. Na volta, tudo é analisado;  os relatórios, as perguntas e soluções são comentadas.  Assim, por exemplo, o curso de Secretariado  Executivo esteve no Porto de Itapoá – SC, estudando toda a burocracia de importação e exportação, verificando, na prática, o que lhes ensina em classe a professora Rosani Braun.

A Engenharia Civil esteve em Balsa Nova, na fábrica de cimento Itambé, onde aprenderam muito sobre a  tecnologia empregada no ramo.

Os Comunicadores Sociais foram a Curitiba, visitar a Gazeta do Povo, que coloca, diariamente, 40 mil exemplares pelo Estado. Também estiveram na RPC TV, ali conheceram as ilhas de edição, salas de transmissões ao vivo, e bancadas de telejornais e, por fim, foram à Agência de Publicidade Opus Múltipla, uma das maiores do Estado, já com 40 anos de exercício. Na disciplina de Introdução à Comunicação são convidados, pela professora Angela Maria Farah,  representantes da mídia local para conversa com os acadêmicos, além das visitas frequentes.

Acadêmicos da Engenharia da Madeira estiveram na Madeireira Rochembach, com o objetivo de conhecer o funcionamento da caldeira; visitaram também a  empresa Esquadrias Schwegler, na Área Industrial de Porto União, observando a linha de produção e o funcionamento dos equipamentos, em especial o centro de usinagem. Álvaro e Maurício Schwegler conduziram a visita. Na ACIFER, Indústria de Portas, em Porto União, conversaram com a  Analista de Recursos Humanos, sobre técnicas de prevenção de acidentes. Em seguida conheceram os produtos, os setores do processo, controle de qualidade, expedição, design de portas exclusivas para os Estados Unidos e Canadá.

Engenharia Ambiental visitou as empresas da região de General Carneiro: a central de Gerenciamento de Resíduos do Município, conhecendo o tratamento, compostagem, separação e disposição final dos materiais recicláveis e naturais. Visitaram a REBRÁS – Reciclagem de Papel Brasil Ltda., fabricante de tubos de papelão a partir de materiais recicláveis e naturais. E, por fim, a Fazenda Pizzato, onde fica a sede da Ecoplan, para verificação do manejo sustentável. Estiverem no Laboratório de Análises  Físicas, para estudo de solo.  Outro grupo de estudantes esteve na REMASA, empresa do grupo Gugelmin, para estudo de Auditorias Ambientais de Certificação FSC, com a orientação da Engenheira Florestal, Maite dos Santos  Ribeiro.  Ainda neste semestre, os acadêmicos convidaram seus patrões para um evento chamado Networking Night, na Uniuv, que foi muito interessante. Muitos empresários, com os acadêmicos, seus funcionários, receberam o público, outros acadêmicos e comunidade, professores, reitor, tornando-se uma noite festiva de diálogos empresariais e de negócios, em que a Uniuv e a comunidade interagiram, estreitando ainda mais seus laços.

Todo professor providencia suas saídas de estudo: Renate Ihlenfeld levou seus acadêmicos de Engenharia Civil, para visitar o Escritório Melo Advogados. Apreciaram o a estrutura do prédio e aprenderam sobre os setores administrativos. Prof. Clodoaldo Göetz conduziu seus alunos à Usina Eólica de Palmas, onde a Civil e a Ambiental analisaram assuntos de seu interesse. Cássio Franchin visitou,  com os acadêmicos de Engenharia de Produção e de Administração,   a Tigre – Tubos e Conexões, de Joinville, e a Empresa de Madeira Rossoni, em Bituruna, a que os acadêmicos de Engenharia de Madeira também visitaram.

Tudo isso e muito mais aconteceu neste ano, além do Enaproc (Introdução á Pesquisa Científica),  em que as diversas Instituições de Ensino Superior apresentam seus relatos de pesquisa; da palestra-teatro,  em comemoração dos 38 anos da Uniuv, que ensinava a atender bem o cliente; da palestra / dinâmica sobre o relacionamento com o Doente, pelo Padre Adalto Bona, que reuniu acadêmicos da área da saúde das 4 Instituições de Ensino Superior e Técnico; do lançamento de três  livros de nossos mestres; e da participação da Uniuv no Projeto Rondon nas grandes férias.

Assim, como Pró-Reitora de Extensão e Cultura, posso relatar, com orgulho, que a Uniuv está sempre fervilhando conhecimento, e que seu Reitor e seus Mestres e Acadêmicos são batalhadores.

Sobre a questão das Visitas Técnicas há uma obra de pesquisa: Visitas Técnicas – Interação Escola-Empresa, obra necessária a quem atua em educação profissional, técnica e tecnológica, de autoria de Anselmo Pereira de Lima, Ed. CRV, 2010.