Inicial 9 Notícia 9 Curso de Odontologia visita UEPG

Curso de Odontologia visita UEPG

Os acadêmicos e professores do curso de Odontologia da Uniuv realizaram no dia 5 de novembro, uma visita ao curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde conheceram a Clínica Odontológica das disciplinas de Periodontia, Estomatologia e Cirurgia Odontológica, e a Central de Material Esterilizado, podendo assim vivenciar a rotina de atendimento clínico em uma universidade. Visitaram também o laboratório de anatomia humana, saciando assim a vontade de observar as estruturas anatômicas de interesse do ensino odontológico in natura.

Esta visita foi de grande proveito acadêmico, pois além de conhecer a estrutura física de um dos cursos de odontologia mais antigos do país e de referencia de ensino de graduação e de pós graduação em odontologia no Brasil, os acadêmicos tiveram a honra de participar, como ouvintes, da palestra do Prof. Dr. Miguel Carlos Madeira, intitulada “Aspectos anatômicos de interesse para a Cirurgia Bucomaxilofacial”. O professor é autor de diversos livros de anatomia, “Anatomia da Face”, “Anatomia Dental” e “Anatomia facial com fundamentos de anatomia geral”, que fazem parte da referencia bibliográfica básica dos cursos de Odontologia de diversas instituições de ensino superior, inclusive da Uniuv.

Karine Levandoski acredita que a palestra acrescentou bastante no conhecimento de cada um, visto que o Prof. Madeira é um renomado escritor de ótimos livros, que inclusive utilizam no curso. “A visita às clínicas odontológicas da UEPG também foi muito interessante, pois pudemos ver e sentir um pouquinho de como será nosso dia-a-dia quando chegar o momento de irmos às práticas clínicas. A viagem toda foi muito válida, contando sempre, além do conhecimento adquirido com o bom humor e divertimento dos colegas durante ela. Adorei!”, conta.

Em um segundo momento os professores do curso participaram da palestra intitulada “Metodologias ativas de ensino aplicadas à Odontologia”, também ministrada pelo Prof. Dr. Madeira, pois além de se dedicar ao estudo e ensino de anatomia, desde os meados da década de 80, dedica-se ao estudo de metodologias de ensino voltadas ao curso de Odontologia, sendo autor de dois livros na área, “Professor universitário: aprimorando o desempenho” e “Sou professor universitário; e agora?”.

“Ao ouvir as palavras do Prof. Madeira, tive certeza que a metodologia de ensino adotada pelo curso de Odontologia da Uniuv está trilhando o caminho certo, pois já adotamos a realização de estudos dirigidos e de seminários em nossas disciplinas, prática esta que é aconselhada pelo professor”, conclui a Coordenadora do Curso de Odontologia da Uniuv, Luísa Gregol.

por: Divulgação