Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Uniuv, Prefeitura e Ministério Público definem situação do Concurso Público

Uniuv, Prefeitura e Ministério Público definem situação do Concurso Público


 


Desde o início, a Uniuv, responsável pela elaboração do Concurso Público para provimento de cargos da Fundação Municipal de Saúde de União da Vitória (FUSA) já havia se manifestado e aguardava pronunciamento oficial do poder executivo, sobre os problemas ocorridos com as provas para os cargos de Enfermagem e Técnico de Enfermagem. A recomendação Administrativa n.º 02/2012, expedida pelo Promotor de Justiça, Rogério Manke, datada de 27 de novembro de 2012, e destinada ao Prefeito Carlos Alberto Jung, no item “a”, pede a anulação da prova dos cargos de Médico Clínico Geral e Médico ESF; no item “b”, exige que sejam refeitas as provas para Enfermeiro e Técnico em Enfermagem; no item “c”, determina a devolução do dinheiro da inscrição dos candidatos que tiveram as provas anuladas.


O Parágrafo XV do mesmo documento considera ainda que: “muito embora cabe a Uniuv a elaboração das questões objetivas do concurso público, nada consta acerca de eventual impedimento de contratação de profissionais fora do quadro da instituição para a elaboração de questões objetivas para determinados cargos, além do que não é razoável exigir que a referida instituição possua profissionais em todas as áreas de um concurso público municipal, o qual engloba a seleção para cargos das mais diversas especialidades, em especial em uma cidade de porte médio como União da Vitória”.


Continuando, o texto do Parágrafo XVI diz: “que a contratação de tais profissionais em nenhum momento implicou em delegação da realização do concurso público para terceiros, pois a Uniuv continuou responsável por todas as fases do certame (da organização, passando pela aplicação das provas, correção, análise de recursos e ordenação de classificados), sendo que a responsabilidade dos profissionais contratados constituiu única e exclusivamente na elaboração das provas de forma sigilosa”.


Completando as considerações, o Parágrafo XVII ressalta: “ainda que a partir da documentação sobre a formação de tais profissionais, verificou-se possuírem experiência na área, além do que, inexiste no Inquérito Civil qualquer informação minimamente precisa de que esses profissionais repassaram o gabarito para participantes dos certame”.


A Uniuv já havia anulado as provas de Enfermeiro e Técnico de Enfermagem logo que foram identificados os problemas e aguardava os pronunciamentos da Prefeitura e do Ministério Público, para que o dinheiro fosse devolvido aos inscritos ou para que a prova fosse refeita.


Tomando por base casos similares ocorridos em concursos públicos realizados pela Universidade Federal do Paraná e do Tribunal de Justiça do Estado (PR) em que também foram constatados plágio de questões, a Uniuv, por meio da Comissão Organizadora de Concursos, imediatamente, tomou as medidas cabíveis para que os candidatos não fossem prejudicados.


Por se tratar de um ano eleitoral, muita especulação e veiculação irresponsável de boatos tentaram prejudicar o andamento do processo, a ponto de se sugerir a anulação total do concurso, o que acarretaria, sim, em prejuízo a todos os participantes e partes interessadas.


Para o Presidente da Comissão de Concursos e Vice-reitor, Odelir Cachoeira, a recomendação administrativa do Ministério Público vem ao encontro dos interesses da Uniuv. “Em nenhum momento a instituição isentou-se de sua responsabilidade e é preciso deixar isso bem claro, porque nós sempre fomos os maiores interessados em resolver o problema, mas de maneira justa”, explica.


“Claro que vamos aceitar as recomendações da promotoria, pois desde o início manifestamos a intenção de solucionar da melhor forma possível os transtornos ocorridos”, completa Cachoeira.


O dinheiro será devolvido para os candidatos que tiveram as provas anuladas (Médico Clínico Geral, Médico ESF, Enfermeiro e Técnico em Enfermagem). Os demais cargos devem ser homologados.


Desse modo, cabe ressaltar e enaltecer mais uma vez, que a Uniuv é uma instituição pública, idônea e pertence à Prefeitura de União da Vitória. Já são 38 anos de atuação na educação superior da região e mais de 30 concursos públicos já foram realizados desde 2009. 

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo