Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Uniuv traz palestra com Henrique Szklo e diversas oficinas no 7º Giro da Comunicação

Uniuv traz palestra com Henrique Szklo e diversas oficinas no 7º Giro da Comunicação

O grande milk-shake e os canudinhos mentais será a palestra de abertura do 7º Giro da Comunicação, promovido pelo curso de Comunicação Social, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). A palestra será ministrada no piso superior da Biblioteca João Dissenha, da Uniuv, terça-feira, 10, pelo escritor de humor, publicitário, designer gráfico e professor mineiro, mas que vive em São Paulo, Henrique Szklo, que vai apresentar e fundamentar as bases teóricas da criatividade de forma divertida e surpreendente é o objetivo da aula, que tem como público-alvo, além dos estudantes, pessoas interessadas em criatividade. A entrada é gratuita.

Diferente dos outros anos, em que o Giro da Comunicação era realizado aos finais de semana, este ano, estão sendo ofertadas sete oficinas diferentes, durante duas noites letivas, para oportunizar a participação de estudantes que não são de União da Vitória. As oficinas serão realizadas na quarta-feira, 11, e na quinta-feira, 12. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas na Agência Experimental de Comunicação (Agexcom), na segunda-feira, 9, e na terça-feira, 10, depois da palestra de abertura. Estudantes da Uniuv pagam R$ 7 a inscrição, e não-estudantes pagam R$ 10.

Sobre o palestrante criativo

Conhecido por sua irreverência, Szklo (pronuncia-se xczsqkclóh) usa o humor para falar de questões sérias e relevantes, como processos de criação e suas teorias sobre o que é criatividade. O nome da palestra é o título do seu livro mais recente, e único de não-ficção. A obra desmistifica a criatividade como “dom divino”, afirmando que todas as pessoas são criativas, desde que prestem atenção aos sinais que as rodeiam para tirar proveito do que eles revelam.

Szklo é autor de mais seis livros, entre eles Só porque criou o mundo pensa que é Deus (1999) – R$ 28, Só porque criou o mundo pensa que é Deus – 2ª. tentativa (2001) – R$ 33, Prosaico – contém um deprimido (2004) – R$ 35, A Dieta do Son of a Bitch (2004) – R$ 19,50, Minutos de estupidez (2005) – R$ 20,50, Mi Xing (2005) – R$ 21. Em 2004, lançou sua própria editora, a Ópera Bufa que, atualmente, possui parceria com a Via Lettera Editora. Nesse mesmo ano, criou, também, o Ópera Bufa Zine. Ministra um workshop de redação criativa, desde 2005, chamado Oficina do Diabo, que evoluiu para Academia de Criatividade, um Centro Avançado de Desenvolvimento do Pensamento Criativo, que oferece cursos, palestras, eventos e consultoria empresarial.

Oficinas ofertadas

Oficina: PRODUÇÃO DE CURTA METRAGEM: “VÍDEO MINUTO” – 11/6 (quarta-feira) e 12/6 (quinta-feira) – das 19h às 22h (podendo se estender até 22h30)

Resumo: Roteirização, gravação, edição, produção, movimentos de câmera, noções de edição, e realização de curta metragem durante o período da oficina.

Ministrante: ÉLTON ALVARENGA JÚNIOR é jornalista, especialista em cinema pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), coordenador do curso de Rádio e TV da Universidade do Contestado (UnC), campus Canoinhas.

Oficina: CRIATIVIDADE EM MARKETING DIRETO – 11/6 (quarta-feira) – das 19h30 às 21h30 (podendo se estender até 22h30)

Resumo: O marketing direto é uma das ferramentas que mais crescem no mix de comunicação. Essa oficina apresenta cases vencedores de marketing direto e de relacionamento e ensina técnicas de criação para campanhas de comunicação dirigida.

Ministrante: ADRIANA TULIO BAGGIO é publicitária, especialista em marketing e em criação publicitária, além de ser mestre em letras. Atua como redatora publicitária, professora universitária e é diretora cultural do Clube de Criação do Paraná (CCPR). Atuou em empresas e agências de Curitiba, PR, e de João Pessoa, PB, atualmente, dirige seu próprio estúdio de redação. Teve trabalhos premiados nos prêmios Colunistas Promoção Paraná, Festival do Anuário do CCPR e Prêmio ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto).

Oficina: PLANEJAMENTO GRÁFICO EM JORNAL – 11/6 (quarta-feira) – das 19h30 às 22h

Resumo: Rotina de um jornal diário (do início ao final da edição); elementos gráficos necessários durante a diagramação diária; como manter padrão/layout diariamente; como ser criativo, de formas diferentes, durante as edições a semana; manter o layout usando criatividade; respeitando os exageros; utilização dos programas acessórios ao Page Maker.

Ministrante: EDUARDO RAFAEL CARSPINSKI é jornalista formado pela Uniuv. Trabalha no jornal O Comércio, em União da Vitória, desde 1999. Fez estágio na Gráfica BS. Em diagramação, já fez projetos gráficos para prefeitura de Porto União, SC, Cruz Machado, PR, Bituruna, PR, e Porto Vitória, PR. Participou da criação do layout e diagramou as primeiras edições do jornal Gazeta Biturunense, de Bituruna. Diagramou o Jornal Observatório (jornal laboratório do curso de Jornalismo da Uniuv), o Jornal Institucional Face a Face e o livro Grandes Reportagens: Histórias da história do rádio e São do Triunfo: narrativas vivas de seu povo, editado pelo Conselho Editorial da Uniuv. Em 2005, ganhou o prêmio de Melhor Projeto Gráfico, pelo Jornal O Comércio, da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina. Em 2006, ficou em 2º lugar na categoria Melhor Projeto Gráfico, pelo Jornal O Comércio.

Oficina: EDIÇÃO EM JORNAL IMPRESSO – 12/6 (quinta-feira) – das 19h às 22h

Resumo: Pretende ampliar o conhecimento do aluno sobre a edição em jornais impressos, técnicas de redação, títulos, chapéus, gravatas, editorias, seleção de pautas, finalização, tendências da imprensa regional, nacional e internacional, o futuro do jornal impresso e as novas mídias.

Ministrante: EDINEI JOSÉ WASSOASKI é jornalista, formado pela Uniuv, e especialista em metodologia da ação docente, também pela Uniuv. Possui quatro anos de experiência como editor do jornal Correio do Norte, de Canoinhas, SC. Atuou como assessor de imprensa da empresa Fuck S.A. e da Associação dos Pacientes Oncológicos de Canoinhas e Região (Apoca). Em 2007, trabalhou como editor e âncora do jornal Hora da Notícia, na Rádio Fronteira FM, de Três Barras, SC. Foi professor das disciplinas de Edição I e II, do curso de Jornalismo da Uniuv.

Oficina: PRODUÇÃO AUDIOVISUAL – RTVC – 12/6 (quinta-feira) – das 19h às 22h

Resumo: Tudo o que é importante saber sobre produção de vídeos e filmes no mercado de trabalho. Comparativo entre produção cultural, publicitária e jornalística. O trabalho do RTVc na agência de publicidade.

Ministrante: MELISSA CAROLINE SCARPIN BUEST é publicitária, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em 2001, especialista em Comunicação Audiovisual, também pela PUC-PR. Possui experiência em produção de comerciais e filmes, visando planejamento estratégico de marketing; experiência em produção de filmes, curtas e longas metragens; experiência como atriz; entre outras, foi responsável pela produção da “TV O Boticário”, gerenciou o departamento de produção audiovisual da G/PAC comunicação integrada. Trabalhou também na produção e atuação em filmes, como “A Cartomante”, “Corpos Celestes”, além de comerciais e peças de teatro.

Oficina: ASSESSORIA DE IMPRENSA: COMO EMPLACAR PAUTAS NA IMPRENSA – 12/6 (quinta-feira) – das 19h às 22h

Resumo: Serão abordados os desafios atuais do trabalho da assessoria de imprensa, como uma atividade estratégica na comunicação; relacionamento com a imprensa; planejamento; principais ferramentas utilizadas, entre elas a elaboração de release.

Ministrante: JULIANA APARECIDA RAMOS é jornalista, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, SP, em 2000, especialista em Comunicação Empresarial pela PUC-PR e Comunicação Integrada de Marketing pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Joaçaba, SC. Há três anos trabalha como assessora de imprensa da UnC, campus Canoinhas/Porto União. Atuou como repórter em rádio no município de Campos Novos, SC e como repórter de jornal impresso em Campinas.

Oficina: PRODUÇÃO E ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA EVENTOS – 12/6 (quinta-feira) – das 19h às 21h30 (podendo se estender até 22h)

Resumo: Bastidores, produção de material para assessoria de imprensa, relacionamento com a mídia, estudo de caso.

Ministrante: RAFAELA SALOMON é jornalista, assessora de imprensa, colunista do Jornal O Estado do Paraná e proprietária da Rafaela Salomon Comunicação.

Mais informações: jullianabiscaia@uol.com.br

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo