Inicial 9 Notícia 9 Mais dois livros serão lançados pela Uniuv este ano

Mais dois livros serão lançados pela Uniuv este ano

O Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) contribui com crescimento sociocultural da região por meio do Conselho Editorial, uma organização da instituição encarregada pela publicação anual de livros, revistas e jornais.

Segundo a professora Fahena Porto Horbatiuk, presidente do Conselho Editorial, a organização teve início em 1998, e tem como objetivo motivar e colaborar com a produção, publicação e lançamento de livros regionais.

“O Conselho Editorial contribui com o universo acadêmico publicando as obras dos professores e da comunidade, divulgando a cultura e incentivando os escritores e pesquisadores a produzirem seus livros”, explicou.

No entanto, a relevância do conteúdo, assim como a importância para a comunidade e o valor duradouro são os critérios avaliados para a publicação.

O Conselho lança anualmente no mínimo dois livros, e já possui um acervo de mais de 24 publicações em 15 anos de existência. Só no ano passado, foram lançados três livros, sendo as obras escritas pelos professores Angela Maria Farah, Lúcio Kürten dos Passos e Sandra Aparecida de Paula e Souza.

Neste ano serão lançados mais dois livros: Marechal Juarez Távora – uma síntese bibliográfica de Eros José Sanches e o livro-reportagem de Fábio Rodrigues, intitulado Marcílicio Dias nos corações: a história de um vilarejo

23 de abril comemora-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais

Com o propósito de motivar o prazer pela leitura e reconhecer a contribuição dos escritores para o progresso social e cultural, a UNESCO, organização voltada para a Educação, Ciência e Cultura, que integra a Organização das Nações Unidas, instituiu o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais em 23 de abril de 1995.

Para estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual, a data escolhida é uma homenagem à morte de duas importantes personalidades da literatura mundial, Willian Shakespeare (dramaturgo inglês) e Miguel de Cervantes (escritor espanhol), falecidos nesse dia em 1616.

Segundo o site da Unesco, a ideia para essa celebração surgiu na Catalunha (Espanha), em que na data, uma rosa é tradicionalmente dada como presente para o comprador, a cada livro vendido. Essa iniciativa procura promover a leitura, edição e proteção da propriedade intelectual por meio de direitos do autor.

por: Divulgação