Inicial 9 Notícia 9 Visitas técnicas de Engenharia Ambiental acontecem pela região

Visitas técnicas de Engenharia Ambiental acontecem pela região

A primeira visita aconteceu no dia 17 de junho, no local onde será instalada a Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos de União da Vitória (PR), no antigo terminal de calcário, localizado no bairro São Sebastião, distrito de São Cristóvão. Os alunos foram recebidos pelo coordenador do projeto Ecocidade da prefeitura, Sidnei Cieslak, formado em Relações Públicas pela Uniuv. O objetivo da visita foi conhecer o andamento do projeto que tem a meta de preparar áreas de recebimento, separação e comercialização dos resíduos recicláveis gerados pela população. A proposta é de que no mesmo local seja criada uma cooperativa de agentes ecológicos formada por antigos catadores de materiais recicláveis. Os acadêmicos visualizaram na prática, os procedimentos de preparação e instalação de uma usina de triagem e compostagem.

No dia 20, a visitação foi na Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos do município de Bituruna (PR), também chamada de “Reciclinho”. Nesse caso, o objetivo é conhecer os procedimentos operacionais de uma usina já em funcionamento, podendo ser visualizados todas as etapas desde o recebimento, separação, armazenamento e comercialização dos materiais recicláveis e do adubo orgânico formado pela decomposição do resíduo.

Para a professora Lisandra Kaminski, responsável pela disciplina de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, as visitas são complementares e essenciais para a formação dos futuros engenheiros. “Conhecer todas as etapas pertinentes às usinas de triagem e compostagem de resíduos urbanos que estão sendo planejadas e implantadas em ritmo acelerado em todo o país, é fundamental para o Engenheiro Ambiental. Com os exemplos observados os alunos poderão, também, enriquecer os projetos de usinas similares que estão preparando na disciplina”, conclui Lisandra.

por: Divulgação