Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos desenvolvem habilidades de diagramação jornalística

Acadêmicos desenvolvem habilidades de diagramação jornalística

 

Diagramador do jornal O Comércio, Eduardo Rafael Carpinski, comandou a palestra que teve como tema Planejamento Gráfico em Jornal. O palestrante contou um pouco sobre a própria trajetória até completar seus dez anos de atividades na área de diagramação. Ele também interagiu com os participantes e mostrou exemplos práticos nos computadores do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). A noite fria da quarta-feira, 11, contou com a presença de 14 acadêmicos.

A diagramação, como conta Carpinski, não diz respeito apenas à estética do jornal. Ela deve conter praticidade para o leitor. “A diagramação é composta por vários elementos, figuras, texto, imagens. Deve-se ter o cuidado para que os elementos fiquem em harmonia, para se tornar agradável para o leitor”, explica. Ele conta que quando o trabalho do diagramador é reconhecido e recebe críticas, a atividade torna-se ainda mais prazerosa. “É uma satisfação ver o seu trabalho no jornal todo dia. As críticas, boas ou ruins, funcionam como um termômetro para o trabalho, o que ajuda muito”, diz.

Na prática, os participantes utilizaram o software Page Maker e puderam ter uma noção de como se constrói um jornal tablóide. A atividade com o software ensinou a uniformidade dos layouts, como distribuição de textos e imagens em colunas. Carpinski explica que com a base do programa formada, os acadêmicos podem desenvolver suas habilidades e mesclá-las com layouts já existentes.  “O interessante é você pegar página de qualquer jornal e tentar fazer igual. São exercícios pequenos, mas que dão resultados”, conclui.

Fonte: http://comunicacaouniuv.com.br/archives/85#more-85

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo