Inicial 9 Notícia 9 Jornalista faz análise das principais edições de jornais impressos do País

Jornalista faz análise das principais edições de jornais impressos do País

Falando sobre as principais técnicas dos jornais impressos para utilização de títulos, gravatas, box, chapéus, fotos, infográficos e outras maneiras de chamar a atenção dos leitores na diagramação dos principais jornais do País, Edinei José Wassoaski, jornalista, atualmente editor do jornal Correio do Norte, de Canoinhas (SC), ministrou oficina de Edição em Jornal Impresso, na noite de quinta-feira,12, no Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv).

O jornalista afirmou, com base em sua experiência profissional, que o editor, ao fazer escolhas, determina o valor de um fato. Por isso, ele explica que o editor deve refletir sobre algumas questões antes de fazer uma cobertura jornalística. Quais as perguntas úteis em uma cobertura, que importância tem a informação que o leitor está buscando, o público tem direito de sabê-la e, o principal fator, como se comportar eticamente em uma cobertura jornalística são reflexões que, segundo ele, todo editor deve fazer. “Será que vale tudo pela informação, passando por cima dos valores éticos do jornalismo e da sociedade?”, questiona Wassoaski.

Durante o evento, o palestrante analisou também as principais capas e edições de jornais impressos do País em relação aos últimos acontecimentos importantes do mundo como a morte do ditador iraquiano Saddan Hussein e do atentado terrorista do edifício World Trade Center, em Nova York.  Os tópicos discutidos com os alunos foram a identidade visual, tipologia das fontes, edição de fotos e quais imagens e textos os veículos de comunicação utilizaram nas notícias. A idéia foi mostrar as diferenças de enfoque e cobertura dos jornais.

Importância das fotos e textos em um jornal

Wassoski comentou ainda a importância de textos e fotos terem que caminhar juntos para a compreensão e interpretação de uma notícia. “Imagem e texto tem a mesma importância integrados, complementam-se”. No final do evento, o jornalista explicou a diferença entre imagem superior e inferior no texto e explicou o que é o chamado “efeito peixe” em uma imagem. “A imagem inferior complementa, é redundante, já a superior domina, pois é informativa. O efeito peixe é uma técnica feita pelo fotógrafo que permite uma dimensão maior na foto, podendo mostrar mais detalhes na imagem”, finaliza o palestrante.

Fonte: http://comunicacaouniuv.com.br/archives/112#more-112