Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Aumenta a quantidade de lixo retirada do Rio Iguaçu

Aumenta a quantidade de lixo retirada do Rio Iguaçu

O dia ensolarado contribuiu para que a população se envolvesse diretamente com o projeto Rio Limpo, que aconteceu em sua terceira edição, em União da Vitória (PR). Promovido pelo Curso de Engenharia Ambiental da Uniuv, o evento contou com parceria e colaboração de diversas entidades locais e muitos voluntários. Com base operacional estabelecida no Clube Náutico Hobi, o projeto teve início logo pela manhã, com os preparativos que antecederam a coleta e retirada de lixo das margens do Rio Iguaçu, no trecho entre a Ponte dos Arcos e a da BR-153.


Com 16 barcos particulares, do exército e muitos voluntários, foram retiradas do rio 1,6 toneladas de lixo. Desde sofás, vasos sanitários, televisores, computadores, pneus de carros e caminhões, materiais plásticos a redes de pesca apreendidas pelo IBAMA. O que impressiona é que todo esse material foi coletado em um intervalo de cerca de 4 horas, durante um único dia. O mau cheiro e o tipo de resíduo coletado revelam que houve mudança em relação ao perfil de quem está poluindo o rio.


“O que percebemos é que nesta edição houve aumento do volume e do tipo de lixo coletado. Antes tínhamos muito material reciclável e, agora, coisas de volume maior que agridem por mais tempo o meio ambiente”, explica a Coordenadora do Projeto, Professora Lisandra Kaminski.


Os barcos encostavam na rampa de desembarque ou no trapiche. O que se via a seguir era uma enorme massa de sacolas brancas repletas de entulho. Assim foi sucessivamente até que no cair da noite encerraram-se as atividades.


“Ainda é preciso mais conscientização, pois esperávamos recolher menos lixo do que das outras vezes, quem sabe um dia, conseguiremos”, avalia Lisandra.


Para o Reitor da Uniuv, Jairo Vicente Clivatti, o evento aconteceu de maneira muito positiva, embora a quantidade de lixo tenha sido maior. “Ficamos muito contentes com o envolvimento da sociedade nesse belíssimo projeto e ao mesmo tempo tristes por saber que ainda há muito lixo dentro do rio. Serão necessárias muitas ações como essa e, também, políticas públicas de incentivo à preservação do meio ambiente, como a criação de locais adequados para depositar materiais inorgânicos a fim de se evitar danos à natureza”, afirma Clivatti.


Diversos acadêmicos e outros cursos colaboraram com o evento promovendo ação social e auxiliando na coleta. O curso de Odontologia desenvolveu atividades ligadas à saúde e à higiene bucal, distribuindo mais de 250 escovas para crianças da comunidade. O curso de jornalismo fez a cobertura do evento, produzindo reportagens ao longo do dia. Foram fornecidos pela Copel, cerca de 11 mil alevinos, que foram soltos no rio pelos participantes.


A terceira edição do projeto Rio Limpo contou ainda com um festival de bandas de Rock’n roll que proporcionou uma trilha sonora bem agitada durante todo o dia. Todo o material coletado será recolhido pela empresa responsável pelo tratamento de resíduos do município.

por: Divulgação

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo