Inicial 9 Notícia 9 Conselho Editorial lança livro em parceria com Exército

Conselho Editorial lança livro em parceria com Exército

Passaram-se quase dez anos até que o livro que narra a história do Batalhão Joarez Távora pudesse ser publicada.  A concretização aconteceu em cerimônia formal na sala de eventos do 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado de Porto União (SC), na manhã de terça-feira, 6 de maio, quando o TOMO I intitulado 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado: 100 anos de História, foi entregue ao público em sessão de autógrafos.

Na cerimônia estiveram presentes autoridades civis, militares, eclesiásticas e políticos. O livro foi organizado pelo Sargento Eros José Sanches, que publicou um livro sobre a vida do patrono do Batalhão, em 2013. Em sua fala, o presidente da comissão organizadora, Tenente Coronel Franco Azevedo, enfatizou a importância do 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado (5ºBecBld) no desenvolvimento da região quando de seu surgimento e agradeceu a parceria. “Não seria possível contar uma história tão valiosa sem o apoio irrestrito do Centro Universitário da Cidade de União da Vitória e do Conselho Editorial”, disse o Coronel.

O General de Brigada, José Luiz de Paiva, que comandou o 5ºBecBld de 2002 a 2004, e prefaciador do livro, lembrou da trajetória percorrida para que o trabalho fosse concluído e compartilhado com a comunidade. “Uma pesquisa não se limita à coleta de material e análise. É preciso muito empenho e dedicação para que um livro como esse seja transformado em uma fonte referência para a história e futuras gerações”, disse o General.

Para a presidente do Conselho Editorial da Uniuv, Fahena Porto Horbatiuk a publicação e publicização de livros de quaisquer natureza cumpre um importante papel para a disseminação da cultura. “O conhecimento adquirido e difundido de forma literária é algo formidável e poder atuar como um intermediador desse processo, o que nos deixa muito felizes”, comenta.

No ano em que a Uniuv completando quatro décadas de atuação no ensino superior cada evento torna-se uma razão especial para comemorar. Tanto que o Reitor, Jairo Vicente Clivatti, fez questão de enaltecer as parcerias com diversas instituições e os resultados para a comunidade a partir de colaborações culturais. “Mais um grande projeto ganhando força e reafirmando o papel da universidade diante da sociedade. O desenvolvimento coletivo só e viável quando as instituições trabalham em conjunto almejando um interesse maior”, argumentou.

Em seguida teve início a cerimônia de formatura, já tradicional do batalhão e, também, a cerimônia de homenagem aos professores Jairo Vicente Clivati e Fahena Porto Horbatiuk, que foram agraciados com o Título de Amigo do 5º BecBld, pelas colaborações e tempo dedicado à editoração do livro. O segundo volume da obra (TOMO II) deve ser lançado ainda este ano.

por: Lúcio Passos