Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Documentário reúne grande público em evento organizado por acadêmicos de comunicação

Documentário reúne grande público em evento organizado por acadêmicos de comunicação

O documentário “Nem Casca Nem Caroço – Uma História de Quilombolas” exibido dia 20, no Cine Teatro Luz, atraiu grande público. Logo após a apresentação do filme, o diretor Will Martins, e parte de sua equipe, participaram de um debate sobre a produção e o tema do documentário. A abertura foi feita pelos acadêmicos, Luis Eduardo Wiltner e Luan Ossak, idealizadores do projeto. A discussão ainda contou com a participação dos professores convidados, Cario Bona Moreira e Ilton Martins, da Unespar. A mediação foi feita pela professora da Uniuv, Ana Cristina Bostelmam, com participação dos acadêmicos que também assistiram uma apresentação de dança quilombola.


O filme


Quilombos são comunidades formadas por escravos quando conseguiam fugir dos senhores de engenho. Criavam suas casas e suas famílias às escondidas, enquanto lutavam pela resistência de sua cultura e a busca pela liberdade.  Esses quilombos existem até hoje, e seus residentes – os quilombolas – permanecem na luta por seus direitos e sobrevivência. É essa realidade que o documentário “Nem Casca Nem Caroço – Uma História de Quilombolas” conta. Por meio de uma viagem ao interior do Maranhão, o destino são seis quilombos ligados por uma única estrada. Em cada uma das comunidades visitadas, o documentário mostra o cotidiano dos personagens, ligados pelo mesmo passado de luta e escravidão, onde família, educação, religião, cultura e amor são ferramentas de resistência. O documentário foi considerado o melhor filme nacional de 2013, o melhor documentário, recebeu o prêmio Vale de Cinema e recebeu o troféu da Associação Brasileira de Documentaristas no 36º Festival Guarnicê de Cinema (2013). 


 


Sobre o diretor


Will Martins é diretor, produtor, roteirista (com ênfase em scriptdoctor) e assistente de Direção. Cursou Cinema e Vídeo na Universidade do Sul de Santa Catarina, iniciando seu trabalho com audiovisual em 2004. Realizou trabalhos institucionais como diretor de produção e assistente de criação nos últimos anos para os Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e o Movimento de Educação de Base. Hoje, é sócio, roteirista e diretor da Novelo Filmes, de Florianópolis.

por: Lúcio Passos

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo