Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Como emplacar uma pauta é tema de oficina no 7º Giro da Comunicação da Uniuv

Como emplacar uma pauta é tema de oficina no 7º Giro da Comunicação da Uniuv

 

Com o tema Assessoria de imprensa: como emplacar pautas na imprensa, a jornalista Juliana Aparecida Ramos ministrou uma oficina na segunda noite do 7º Giro da Comunicação, em um dos laboratórios de informática do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), na quinta-feira, 12.

Segundo a jornalista, não há nenhum segredo nesse processo, mas muito trabalho, estudo do clima, missão e foco organizacional. Além disso, manter o relacionamento com a mídia, conhecer os jornalistas e o funcionamento dos diversos veículos são funções estratégicas, e importantes, pois permitem o planejamento de comunicação da organização e melhor posicionamento do seu nome na mídia. “A assessoria de imprensa tem que deixar de ser instrumental ou tática e passar a ser estratégica para que traga resultados”, afirma.

Agendar a imprensa, despertar interesse dos meios de comunicação por um produto, empresa ou personagem. Para isso, o assessor de imprensa utiliza uma ferramenta, o release ou sugestões de pauta. O envio desse material é um dos trabalhos operacionais diários desse profissional. Contudo, para Ramos, essa é apenas uma das funções do assessor, cujas especialidades são o planejamento, a previsão de possíveis crises e formas de tentar evitá-las, mantendo a integração com outras ferramentas do marketing para alcançar o objetivo da organização. Por isso, torna-se tão importante conhecer o clima e o foco organizacional. Ramos trata a assessoria de imprensa como uma ferramenta de marketing.

A assessora de imprensa, que atua há três anos em uma instituição de ensino superior, é especialista em comunicação integrada de marketing e em comunicação empresarial, comenta que a realidade dos profissionais dessa área nem sempre é a ideal. “O assessor de imprensa, muitas vezes, precisa fazer um trabalho no sentido de ensinar o básico do jornalismo para o assessorado, o que é notícia, além de fazer as pessoas enxergarem a importância do seu trabalho”, desabafa.

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo