Inicial 9 Notícia 9 ARTIGO – O cérebro e coração em uma empresa

ARTIGO – O cérebro e coração em uma empresa

Cérebro e coração. Dois itens que não podem ser separados quando falamos em comunicação interna e em pessoas que constituem a organização. Como assim? O cérebro é o intelectual, o que a pessoa faz profissionalmente, e coração o ser humano que está desempenhando a profissão. A importância das pessoas no universo empresarial nunca teve tanta força como nos dias de hoje. Não só as pessoas que compram os produtos ou serviços, mas, principalmente, aquelas que fazem o trabalho: o público interno, os colaboradores profissionais da empresa. Mas não adianta ter colaboradores inteligentes, com capacidade de trabalho e esquecer que acima de tudo esses profissionais são pessoas, seres humanos que precisam, além de trabalhar, ter incentivos e valores. A satisfação do funcionário é muito importante em uma empresa, pois um trabalhador satisfeito é um trabalhador produtivo. Incentivar e motivar o público interno de uma empresa é uma forma eficaz de chegar a resultados importante no final. Inclusive, neste sentido, resultados financeiros. Se o colaborador estiver motivado, trabalhar com vontade e desempenhar suas funções com ânimo, com certeza o trabalho vai render mais.

Para isso, as empresas precisam criar mecanismos de motivação, criar ações que façam o envolvimento do público, que possibilitem que todos possam se envolver. E mais uma vez retornamos ao epicentro do processo, que é a comunicação. O universo empresarial nunca esteve tão exposto à comunicação, e a importância de uma política comunicacional dentro das empresas nem é mais um diferencial nas organizações, é sim, uma obrigação. Criar formas para incentivar a comunidade interna de uma empresa é um trabalho para o profissional da comunicação, que sabe como fazer para eliminar as interferências na comunicação. Algumas técnicas podem ser utilizadas, como o encorajamento do feedback, a busca da empatia e o uso da linguagem simples e direta, que podem possibilitar a construção de redes comunicacionais e a solução dos problemas. Percebe-se, então, que a busca da eficiência no processo de comunicação com o público interno da organização é muito importante e deve ser priorizada.

Os resultados nem sempre aparecem de um dia para o outro. Mas quando aparecem, a médio prazo, eles vêm com força. Poder trabalhar em um lugar em que o clima é bom e em que a pessoa saiba do seu valor no sistema organizacional é um trampolim para o crescimento da empresa. Se pegarmos como referência as empresas de destaque nacional, aquelas que sempre vemos na mídia recebendo prêmios, podemos verificar que as atitudes dessas empresas são diferenciadas com seu público interno. São eles os principais alvos de ações e envolvimento. Empresas que pensam dessa forma crescem mais rápido e com solidez, isto é, não param de crescer e nem estabilizam.

Se o empregado estiver vendo o crescimento de sua empresa, estando de bem com seu ambiente de trabalho e ainda percebendo que suas ações colaboram com isso, sendo ele uma peça chave, ele não vai parar de buscar sempre mais.

Hoje, os bons e atualizados administradores de empresas sabem disso. O clima humano é essencial para uma organização e os resultados finais são infinitamente maiores. Eles vêem a empresa de forma sistêmica, como um todo integrado, constituída de partes que interagem entre si, que se comunicam bem entre si.

E como é o público interno da sua empresa? Que tipo de motivação você dá a esse público? Aliás, eles são motivados a trabalhar? Faça uma reflexão e perceba a importância de seus colaboradores na sua empresa.

* Jornalista, professora do curso de Comunicação Social, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), cursando mestrado em Comunicação e Linguagem pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), sócia-proprietária da DMV4 Comunicação. Contatos: anacristina@dmv4.com.br ou 3522 3984.