Inicial 9 Notícia 9 Curso de Educação Física da Uniuv é representado em Fórum Internacional

Curso de Educação Física da Uniuv é representado em Fórum Internacional

As acadêmicas do curso de pós-graduação em Educação Física do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), formadas pela Instituição em 2007, Elaine Mara Karpinski, Ligiane de Souza Stocki, Ellen Appel Kutinski e Rosane Garstka de Mello participaram do 8º Fórum Internacional de Qualidade de Vida e Saúde, realizado em Curitiba, entre os dias 22 e 23 de maio. Elas apresentaram artigos que resultaram das pesquisas realizadas nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), orientados pelo professor coordenador do colegiado do curso, Cézar Grontowski Ribeiro.

Os artigos das profissionais foram publicados na revista Jopef Online (clique no link para acessar os artigos de 2008): A relação do IMC (índice de massa corporal) e Iraq (índice de relação entre abdômen e quadril) com a propensão ao desenvolvimento de doenças em pessoas de 30 a 60 anos de idade, de Rosane Garstka de Mello; A influência dos jogos cooperativos no desenvolvimento das habilidades motoras de crianças de 8 a 10 anos, de  Ellen Appel Kutinski; Contribuições das atividades psicomotoras no desenvolvimento da motricidade infantil, de Elaine Mara Karpinski; Contribuições do treinamento de voleibol no desenvolvimento da flexibilidade e impulsão, de Ligiane de Souza Stocki, orientada por Ribeiro, juntamente com a professora Simone Aparecida Paludo Ribas.

A produção científica é fundamental no processo de graduação, por isso é incentivada no curso de Educação Física da Uniuv. De acordo com Ribeiro, ela insere o acadêmico no mundo da pesquisa. “O TCC é primordial para a formação de um profissional de Educação Física, e deve ser feito de forma individual, para que cada um aprenda a trabalhar as diversas situações de pesquisa, como coleta de material teórico, aplicação de testes, desenvolvimento de programas de trabalho, análise dos resultados obtidos e possíveis conclusões, permitindo assim que o acadêmico realmente compreenda e possa atuar como pesquisador”, explica.

As acadêmicas pretendem ampliar o grau de profundidade de suas pesquisas, durante o curso de pós-graduação.

Em 2006, as profissionais Marieli Leriani Roiek (Análise do desenvolvimento motor em alunas de ginástica rítmica na faixa etária de 6 a 7 anos) e Patrícia Molinari de Souza (Os jogos recreativos como fator de desenvolvimento da coordenação motora em alunos de 8 a 10 anos), também orientadas por Ribeiro, tiveram seus artigos publicados na revista Jopef Online (clique no link para acessar os artigos de 2006). “A participação em fóruns desse porte amplia os horizontes dos alunos, já que a troca de conhecimentos adquirida nesse período é imensa”, afirma.

De acordo com o coordenador, o curso de Educação Física da Uniuv incentiva a realização de trabalhos que tenham relevância social e contribuam para auxiliar na melhoria dos locais de aplicação, promovendo a melhoria da saúde e desenvolvimento humano.

As pesquisas apresentadas no Fórum são de caráter multidisciplinar, focando a temática qualidade de vida.

Na foto em destaque, as acadêmicas ao lado de seus trabalhos.