Inicial 9 Notícia 9 Acadêmico de Educação Física da Uniuv trilha caminho no futsal

Acadêmico de Educação Física da Uniuv trilha caminho no futsal

Vontade de aprender combinada com estudo e voluntariado é a fórmula utilizada pelo estudante do quarto ano de Educação Física do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), Alex Gustavo Walter Muller, 21, como complemento na sua formação profissional. Ele atua como atendente técnico voluntário na equipe sub-13 de futsal de São Mateus do Sul. Essa equipe vai participar do campeonato paranaense de futsal, no ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Curitiba, de 27 a 29 de junho.

Muller trabalha na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em São Mateus do Sul, como secretário, nas horas de folga desenvolve um projeto de futsal na Escola Municipal Pedro Effco, além de ser voluntário na escolinha de futsal do Departamento de Esportes do seu município, no qual também desenvolve seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Na escola, ele trabalha com crianças de 8 a 11 anos; na escolinha do Departamento de Esportes, trabalha com as equipes sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15. Sempre aliando seus estudos a atividades práticas, no seu TCC, Muller realiza uma análise da agilidade e velocidade em alunos de 9 a 11 anos no futsal.

Como ainda não é formado, atua como atendente técnico, e com isso ganha experiência, pois tem acompanhado o time em jogos amistosos e na disputa pelo campeonato paranaense, por todo o Estado. Entre os dias 16 e 18 de maio, ele acompanhou a equipe da categoria sub-11, composta por meninos de 9 a 11 anos, representando a cidade de São Mateus do Sul no Campeonato Paranaense de Futsal, realizado no ginásio da AABB, em Curitiba. Segundo ele, participar desse campeonato foi muito importante, pois além dos conhecimentos adquiridos, pôde representar seu município e seu curso.

Segundo Muller, que pretende seguir carreira como treinador de futsal, levar o nome de sua cidade e ajudar a revelar jovens talentos da modalidade faz parte dos seus objetivos. “Como futuro profissional da área de Educação Física, vejo o futsal como um grande meio de impedir que as crianças entrem no mundo das drogas e da marginalidade, buscando colocar os estudos sempre em primeiro lugar, para que futuramente esses alunos se tornem cidadãos honestos e justos”, conta.

Foto em destaque: O estudante do quarto ano de Educação Física, Alex Gustavo Walter Muller, é o que aparece na foto de camiseta lilás, junto com o professor Henrique Alexandre Piurkoski, responsável pela equipe