Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos de Engenharia Ambiental realizam visita técnica e acompanham sistemas de coleta de lixo urbano

Os acadêmicos do 7° semestre de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) estiveram no dia 18, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e conheceram o Projeto Ecocidade, acompanhados pela professora Lisandra Kaminski.

Na visita, o Secretário de Meio Ambiente, Sidnei Cieslak, explicou como ocorreu a implantação e como vêm sendo gerenciados os quatro objetivos do projeto, que são a instalação de uma usina de triagem de materiais recicláveis, auxílio à implantação da Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos (COOPERTRAGE), expansão da coleta seletiva e educação ambiental.

Foram abordados outros projetos realizados pela SEMMA, como o programa de fornecimento de caçambas gratuitas para o pequeno gerador de entulhos de construção e resíduos vegetais, o programa de proteção de nascentes e o plano de arborização municipal. Foi demonstrado aos acadêmicos como ocorre a coleta seletiva realizada pela COOPERTRAGE, inclusive com questionamentos aos cooperados que trabalham no serviço da coleta. Para o mês de junho está programada a realização de uma visita dos alunos na Cooperativa.

No dia 19, os acadêmicos assistiram a palestra do Engenheiro Ambiental Guilherme Gaiovicz, da empresa Ecovale, formado na Uniuv. Gaiovicz explicou quais são as atividades realizadas pela empresa que é especializada na coleta, tratamento e disposição final de resíduos sólidos urbanos, industriais e perigosos.  Após a palestra, os alunos puderam visualizar como ocorre a coleta de resíduos sólidos urbanos orgânicos e não recicláveis, a qual é realizada pela Ecovale, terceirizada para os serviços pela Prefeitura de União da Vitória.

por: Lisandra Kaminski