Inicial 9 Notícia 9 Curso de Odontologia realiza Projeto Saúde Coletiva nas escolas municipais

Curso de Odontologia realiza Projeto Saúde Coletiva nas escolas municipais

Com o objetivo de integrar o conteúdo teórico estudado em sala de aula com a realidade das condições bucais das crianças da rede de ensino municipais e incluir o acadêmico no meio social, os professores do curso de Odontologia do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), Raisa Hintz e Marivaldo dos Reis, desenvolveram um projeto onde os alunos atuaram em escolas promovendo ações de educação preventiva e curativa, conscientizando as crianças sobre a importância da saúde bucal.

O projeto envolveu acadêmicos do quinto e sétimo semestre, que se dividiram em equipes de cinco integrantes. Eles tinham como responsabilidade orientar, examinar e avaliar a saúde bucal dos alunos dos colégios municipais selecionados para o projeto. As atividades foram desenvolvidas com crianças de seis a 12 anos e consistiam em palestras educativas sobre a importância da escovação bucal, de uma boa alimentação, identificação dos motivos causadores da cárie, importância do fio dental e do flúor, e ações práticas como escovações supervisionadas, utilização do fio dental, bochechos com flúor e revelação de placa.

Segundo a professora Raisa, a maneira mais econômica de para cuidar da saúde bucal é a prevenção. “Nosso desafio foi implementar uma educação preventiva, atuando junto à comunidade escolar, promovendo orientações e informações essenciais para o desenvolvimento de hábitos saudáveis que previnam e evitem doenças bucais”, relata.

O projeto, que faz parte da disciplina Saúde Coletiva, foi desenvolvido entre os meses de abril, maio e junho. As escolas municipais envolvidas foram Davi Carneiro, Duque de Caxias, Guia Lopes, João Piamarta, Amélia Hobi, Miguelina Hesse Treuke, Clementina Lona Costa, Dille Testi Capriglione, Lina Forte, Jacinto Pasin, Serapião e Antonieta Montanari. Cada colégio recebeu cinco visitas dos acadêmicos de Odontologia.

Reitoria acompanha visita dos acadêmicos na Escola Padre João Piamarta

No dia 9, os reitores Alysson Frantz e Lúcio Passos, juntamente com a professora Raisa Hintz acompanharam a visita dos acadêmicos de Odontologia na Escola Padre João Piamarta. Ao chegar ao local, foram surpreendidos pelos alunos, que cantavam uma música sobre os dentinhos a um convidado ilustre, o Dentão.

Após toda a cantoria e comoção dos visitantes, os futuros dentistas fizeram a demonstração de como fazer o bochecho de flúor, assim como a aplicação nas 15 crianças presentes.

Para o Reitor, o projeto não é apenas sobre saúde bucal. “É uma questão não só de educação bucal, mas é também uma questão social que a universidade está conseguindo colocar em prática. Esse envolvimento dos acadêmicos com as crianças, numa realidade diferente da vivida por eles, os faz repensar um pouco mais em muitas coisas e acabam tornando-se pessoas de caráter”, completa Frantz.

É um projeto social em que os acadêmicos puderam aplicar o conhecimento de sala de aula e ainda vivenciar uma realidade bem diferente da que vivem. “Tem sido muito gratificante ver os nossos alunos praticando o que aprenderam na universidade e aplicando nas crianças. Temos também o reconhecimento das escolas, das diretoras e professoras que estão apostando e confiando nesse projeto”, exalta Raisa.

Para acadêmica Andressa Bartoski, é uma conquista conseguir realizar o projeto. “A gente se sente realizado fazendo isso. Os alunos estão respondendo super bem e isso está nos deixando muito felizes e encantados. Vou levar comigo um aprendizado muito grande, porque a gente acaba conhecendo a historia de vida deles, que não é muito fácil, a gente cresce pessoalmente”, conta.

Segundo a acadêmica Luciane Cielusinsky, participar do projeto é maravilhoso, é a sensação de um grande bem estar e de dever cumprido. “Se cada um puder fazer a sua parte e vir aqui ensinar a uma criança aquilo que muitas vezes eles não têm em casa, seria fantástico. Nessa terceira visita vimos que eles já têm noção que precisam escovar os dentes para que fiquem fortes, passar o flúor para ficarem branquinhos. A recepção deles quando nos veem chegando é emocionante”, conclui.

por: Thainá Cruz e Raisa Hintz