Notícia

Curso de Odontologia da UNIUV conquista nota quatro no Conceito Preliminar de Curso

08/12/2017


O curso de Odontologia do Cento Universitário de União da Vitória (UNIUV) recebeu nota quatro no Conceito Preliminar de Curso (CPC). A nota varia de um a cinco, sendo que a nota quatro se encaixa no conceito “muito bom”. O cálculo do CPC e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Está foi a primeira vez que o curso foi avaliado.

Para o professor do curso de Odontologia, Sérgio Paulo Hilgenberg, comenta que o resultado é muito importante, visto que o curso é relativamente novo, tendo seis anos de existência. “ Essa nota mostra claramente que o ensino na UNIUV é levado a sério. Com esta divulgação a UNIUV se consolida como uma instituição referência no ensino da Odontologia do Paraná, ficando à frente inclusive de universidades tradicionais da capital”, comenta.

O curso de Odontologia também recebeu neste ano a nota quatro no Enade. Para o coordenador do curso, Marcelo Turella, o grande diferencial do curso e importante fator para que consiga tais resultados é que o curso é formado por um corpo docente jovem e com uma boa titulação. “O primeiro diferencial é isso, ter professores que não são apenas titulados, um corpo docente jovem mas que tem experiência clínica de consultório para passar para os alunos. A segunda é a estrutura física que hoje não deixa a desejar para ninguém, que ajuda muito os alunos a terem todos os conteúdos necessários”, explica.

Os acadêmicos de Odontologia da UNIUV, além de terem aulas teóricas, atendem na prática a comunidade da União da Vitória e região, utilizando as instalações da clínica odontológica. “Baseado nessa estrutura a gente consegue realizar uma quantidade de procedimentos bem alta, em torno de 2000 a 2500 procedimentos por mês. É uma circulação muito grande de pacientes, e isso traz uma grande variedade de casos clínicos, o que leva os alunos a estudarem muito, buscar esses casos na literatura e isso contribui para a formação e para refletir uma boa nota em uma possível avaliação”, relata Turella.

Segundo Hilgenberg, o curso de Odontologia da UNIUV destaca-se por causa da clínica e pela mensalidade do curso, que é a menor do estado. “E aqui o atendimento clínico inicia-se cedo na grade curricular e, o mais importante, aqui presamos pela humanização do atendimento e a valorização do ser humano”, aponta.

 

 


por: Ivana Caroline Porn - Doing/Agexcom