Cine Teatro Luz Uniuv

História

Em janeiro de 1947, o então prefeito José Cleto sancionou lei, isentando por 5 anos quem se propusesse a construir um prédio para cinema e teatro na cidade. Em 1950, a Empresa Cine Diversões Ltda., propôs a exploração do setor, adquirindo terreno para este fim à Rua Dr. Carlos Cavalcanti. A edificação coube a construtora de José Isfer e de Gino Strobino. O forro, em artex, foi confeccionado pela Marcenaria e Carpintaria de Irmãos Bazzo e Cia. E as poltronas, obra de Ferdinando Klaus Moeke. A inauguração se deu em 06 de outubro de 1951. Após 38 anos de funcionamento, em 1989, o Cine Luz encerrou suas portas para a 7ª arte. 

Em 2016 a Uniuv incorporou à atual infraestrutura o Cine Teatro Luz, patrimônio do município de União da Vitória, cedido ao UNIUV por meio de contrato de cessão real de uso por 20 (vinte) anos, sendo responsável por seu restauro e reforma, bem como manutenção.

No dia 22 de fevereiro de 2021 ficou marcado oficialmente como sendo a reabertura do Cine Teatro Luz. Recuperado de um estado de completo abandono o prédio foi restaurado com a supervisão da Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural do Paraná e já se encontra em condições de uso pela comunidade. Na tarde de segunda-feira foram recebidos os prefeitos, vereadores, juízes, entidades de classe e imprensa, para a exibição de um pequeno documentário narrado pelos próprios alunos de Arquitetura e Engenharia Civil que trabalham da elaboração do projeto.

Estrutura

O espaço contempla 1.950,7 m² de área construída com cadeiras, palco, sala de projeção para vídeos, tela de cinema e salas de apoio, contando com capacidade de plateia de 670 lugares.

Em 2016 a Uniuv incorporou à atual infraestrutura o Cine Teatro Luz, patrimônio do

município de União da Vitória, cedido ao UNIUV por meio de contrato de cessão real de uso por 20 (vinte) anos, sendo responsável por seu restauro e reforma, bem como manutenção.

.

Ampla estrutura

Capacidade para até 670 pessoas

Galeria de fotos

Agenda de eventos

Filtro de Eventos

Tags

Sorry, No posts.